Relatorio tecnicas de negociação
Por: IsabelaEster • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 824 Visualizações
Relatório
Técnicas de negociação são as técnicas utilizadas pelos negociadores, para dentro de um processo de negociação, buscar a aceitação de idéias e a abordagem de itens, que querem ver discutido.
Seu papel principal das técnicas, será o de contribuir direcionando as negociações, permitindo estabelecer os passos, regras e metas, pré-dererminados, que orientem o negociador e lhe permitam serenidade/calma, para respeitar os “Timings”, que estão presentes no processo.
O negociador, através das técnicas, do planejamento, irá definir a forma que pretende executar ou direcionar a reunião, a fim de ser: Dominador, condescendente, formal ou informal, Sua postura e a forma de tratamento das partes, também será definida, irá selecionar quais informações, coletadas, são de interesse ou são irrelevantes, para o objetivo a ser abordado. Definirá a forma que aplicará estas técnicas, para sensibilizar a outra parte e ainda, como irá exercitar suas habilidades, ao fazer concessões e superar impasses.
O processo se da, através da:
Definição do objeto do acordo, com idéias e objetivos realista e a definição das prioridades a serem atingido, pré-conhecimento da identidade das pessoas, com poder de decisão das partes.
Preparação, com a definição das metas, definição da relação pré e pós negociação, visualizar os objetivos da outra parte, coleta de informações definindo a posição na negociação e prever os impasses ocasionais e seus métodos para evitá-los ou superá-los.
Efetuação da abertura, criando um ambiente favorável ao entendimento entre as partes.
Explorar e compreender as variáveis envolvidas, clarificar os pontos obscuros e auxiliar na criação de alternativas para a solução, administrando conflitos. A coleta de dados, a informação, devem ser reais e imparciais, livres de avaliação, mas com decisões direcionadas, para a finalização de uma adequada planificação e condução da negociação, a fim de alcançarmos um acordo, manter a reciprocidade com ética.
Negociação do acordo, revisar os pontos abordados, recapitular os benefícios mútuos, verificar os pontos com mal-entendimento ou que apresentaram resistência, formalizar o compromisso registrando o que foi acordado e acordar os próximos passos que serão necessários ou não.
Execução da avaliação final, o feedback, o negociador em particular deve verificar seus pontos positivos e negativos da reunião, refletindo o que em outras negociações poderá ser utilizado ou corrigido.
Os componentes existentes no processo de negociação são: Confiança boa comunicação, flexibilidade, saber ouvir e decisão.
Contando com os aspectos:
Posições, aquilo que coloca de forma rápida e visível sobre a mesa.
Interesses, aquilo que as partes desejam conseguir na vez.
Valores, são as razões, as crenças mais profunda, que podem ou não ser negociadas.
...