Resenha - A Embraer do ônibus
Por: laurencypaes • 3/12/2017 • Resenha • 264 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
No ano de 2007, a Marcopolo, empresa transnacional brasileira fabricante carrocerias de ônibus com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, ganhou destaque pela conquista de espaço no mercado mundial ao inicar a construção da maior fábrica de ônibus do mundo, na Índia, com capacidade de produzir mais que três vezes mais do que é produzido anualmente em Caxias.
A empresa, que até 2007 possuía sete unidades espalhadas pelo mundo, passou a ganhar destaque mundial com a abertura de uma unidade em Portugal, no início da década de 1990, sendo esta a primeira fábrica internacional aberta pela Marcopolo.
Para ampliar sua área de atuação, a Marcopolo mudou seu modelo de produção, deixando de exportar conjuntos com partes de ônibus feitos no Brasil para começar a concentrar sua atenção nos países onde possuía fábricas. Além disso, a empresa passou a investir também em uma gama mais diversificada de produtos, para que pudesse atender a todas as necessidades de seus clientes, assim destacando-se em relação a outras empresas.
Ao buscar o auxílio de empresas locais, que conhecem as particularidades do mercado em que se inserem, a empresa acaba por evitar ao máximo correr riscos de aceitação pelo mercado.
Levando-se em consideração o que foi observado, conclui-se que ao procurar ouvir e compreender as necessidades de demanda, a Marcopolo conquistou grande destaque, pois com isso passou a ser capaz de entender as peculiaridades de cada usuário, oferecendo-lhes produtos únicos e exclusivos, fazendo com que a empresa torna-se cada vez mais inclusiva, mostrando que esta é capaz de adequar-se a qualquer público que tenha interesse em seus serviços.
...