Resenha Caso Toyota
Por: Brisotto • 11/6/2018 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 589 Visualizações
H. Dyer e W. Hatch, Jeffrey e Nile. A Toyota e as redes de aprendizado. HSM
Mangagement 47, 2004.
Talison Brisotto
Faculdade da Serra Gaúcha
O artigo A Toyota e as redes de aprendizado é dividido em cinco subtítulos com um total de sete páginas. No primeiro os autores relatam três processos que são chaves para a transferência do conhecimento, já no segundo subtítulo o autor destaca a evolução bem sucedida do três processos. Os subtítulos três e quatro apontam as vantagens competitivas e como sustenta-las, para finalizar o subtítulo cinco mostra o resultado do método aplicado.
Hoje todos sabemos que o modelo Toyota de produção é o mais citado e comentados na literatura e nas empresas. Dentro deste modelo de produção está inserido as redes de
aprendizado, ao qual a empresa estabelece sua vantagem sustentável. Este modelo nos mostra a importância do desenvolvimento de fornecedores e do trabalho em parceria para obter um produto de qualidade e barato.
A preocupação com a qualidade, a segurança e com a eficiência de produtividade dos
produtos fabricados pelos fornecedores levou a Toyota a pensar neste método de trabalho. Os fornecedores que vendem peças para empresa japonesa recebem técnicos e consultores nos seus empreendimentos para que se possa ser analisado e estuda todo o processo produtivo, juntamente transferindo todo seu conhecimento adquirido nos treinamentos.
As redes de aprendizado consiste em três processos importantes o estimulo da associação dos fornecedores, a criação de grupos de consultoria e a formação de equipes de aprendizado voluntário.
Este recurso utilizado pela empresa japonesa é uma técnica que demonstram resultados rápidos, positivos e com um impacto que alavancará a empresa em termos de qualidade, eficiência e produtividade de seus produtos.
Sabemos que toda implantação exige-se tempo e investimento, o que não é diferente com
este estudo realizado com fornecedores, obviamente que um dia, dois dias, três dia ou mais de produção poderão ser interrompidos para ajustar o processo, isto irá impactar na entrega de peças para os outros clientes, que por sinal é de tamanha proporção ou maior que a Toyota.
...