Resenha Crítica Homem Natural
Por: Denilson Guedes • 26/5/2019 • Resenha • 385 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Resenha crítica do artigo “O Homem Natural: prolegômenos a uma história do aético”.
O artigo traz a ideia que o homem vive de utopia. O mesmo comenta que não passamos de animais descendentes de um Homem pronto, criado à imagem e semelhança de deuses ou do Deus perfeito e eterno. No entanto, por crer na Bíblia, acredito que somos sim criados à imagem e semelhança de Deus e isto significa que somos parecidos com Ele, e nós refletimos um pouco de suas características. A Bíblia afirma isto em Gênises 1:26 e 27. Somos parecidos, mas Ele é muito maior e mais complexo, sendo que a nossa existência depende dEle e por isso cada vida é preciosa. Porém não fomos criados como robôs e Deus nos deixou livres para tomarmos nossas próprias decisões, fazermos nossas próprias escolhas. Conforme citação da Bíblia, temos alguns vislumbres das características de Deus e entre elas está a noção de ética, justiça, moralidade, capacidade de escolha, amor, pensamento racional, etc..
Quando o pecado entrou no mundo corrompeu essa imagem que o homem refletia de Deus e o diabo quer a todo custo destruir a imagem de Deus em nossas vidas. O “homem natural” está corrompido e nunca poderá ser totalmente ético, pois estamos num mundo de pecado. O único que viveu neste mundo sendo a imagem perfeita de Deus na terra foi Jesus porque Ele é filho de Deus e refletia todas as suas características sendo o ser humano mais ético que existiu. Portanto se quisermos ser éticos, devemos ter Ele como exemplo.
Romanos 8:29 comenta que o Espírito Santo trabalha na vida de cada crente, ajudando-o a vencer o pecado, para o tornar mais como Cristo se tornando um exemplo do amor de Jesus e com isso deixando transparecer suas características.
Mas ser ético vale a pena? Teremos uma recompensa pelas nossas boas atitudes? À luz da Bíblia podemos crer que sim, pois ela comenta que existirá um dia que será realizado o julgamento de todas as pessoas, inclusive os mortos que irão ressuscitar e Deus irá julgar as ações de cada um de nós. Os condenados irão para o inferno e os salvos para o céu. O dia do julgamento será na segunda vinda de Jesus a esta Terra.
Por via das dúvidas, sejamos éticos independente da forma! Afinal, podemos morrer a qualquer momento.
...