Resenha Empresa Coma Bem
Por: Juliana Jasmim. • 18/9/2018 • Resenha • 374 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
Resenha Caso “Coma Bem”
A Cultura Organizacional do Buffet Coma bem no inicio era baseada na aplicação de investimentos aos Colaboradores, que recebiam treinamentos constantes, e compatíveis com o trabalho que desempenhavam. Havia também uma relação direta com o Senhor Ricardo, assim podendo sugerir ideias para benefício da empresa. Toda essa estrutura fazia com que os funcionários tivessem maior motivação para desempenhar suas tarefas e cargos.
Com o crescimento da empresa os funcionários já não tinham mais voz e não recebiam seus treinamentos e não tinham mais o direito de compartilhar novas ideias, como anteriormente e isso acabou por frusta-los. Os sócios não permitiam mais acesso ao Senhor Ricardo e o mesmo ja não demonstrava interesse nas atividades operacionais da Organização. Ricardo passou a visar apenas o seu crescimento e capital, almejando apenas seu lucro.
Baseado em análises feitas pode-se perceber uma falha na gestão de pessoas da Organização. Houveram mudanças que impactaram a Organização de forma negativa e essa questão pode ser apontada como um dos principais motivos da crise.
A expansão do negócio e à falta de planejamento na distribuição de funções de gestão e junto a isso Cultura da Empresa foi se modificando e a essência inicial foi foi perdida. Por isso o ambiente agradável de trabalho que os funcionários tinham como padrão passou a ser completamente diferente e esse fato causou a insatisfação geral. Os colaboradores já não tinham motivação e incentivo e passaram a não executar os seus cargos e funções com o mesmo interesse de antes.
Enquanto ocorriam alterações internar no Buffet, alguns fatores no mercado externo também estavam sofrendo mudanças, dentre eles podem-se destacar a entrada da mulher no mercado de trabalho, legislação trabalhista forçando a existência de locais apropriados para alimentação dos colaboradores nas empresas. A princípio essas mudanças do mercado trouxeram vantagens para as Organizações, porem ao mesmo tempo fez com que o ramo alimentício se transformasse em um investimento mais interessante, chamando a atenção de outras Empresas. Aproveitando essas mudanças as Empresas, nacionais e internacionais, começaram a investir no setor de alimentos. Apesar de possuir vantagens por ser a pioneira, a má administração, principalmente em gestão de pessoas, do Buffet fez com que a Organização passasse por uma grande crise além do crescimento da concorrência ganhando espaço no mercado.
...