Resenha Noticias de Uma Guerra Particular
Por: Silvio Ageia • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 413 Visualizações
Elaboração de Textos Acadêmicos.
Silvio Alvares Ageia
Matr 211069 turma 32001
Notícias de uma guerra particular ( vídeo – 1994 )
Como se sabe , a cidade do Rio de Janeiro enfrenta nos dias de hoje um verdadeiro estado de sítio. Comércios fechando, importantes avenidas interditadas, atentados a delegacias, homicídios, tiroteios, balas perdidas e tudo em sua maior parte, sob responsabilidade do que se convencionou chamar de Poder Paralelo.
A obra Noticias de uma Guerra Particular, retrata o funcionamento do mecanismo do Poder Paralelo sob a perspectiva da comunidade da favela .
Com o intuito de tentar descobrir a lógica do mecanismo e a inversão de valores que faz com que o tráfico de drogas, nos morros da cidade do Rio de Janeiro, seja muitas vezes para o jovem da favela, a única e melhor saída, entre outros depoimentos, o vídeo colhe a opinião de um garoto – soldado do tráfico, defendendo o que coloca como seu meio de vida. Informando ao repórter que em seu trabalho tende a ganhar por volta de R$ 900,00 por semana, que andar armado na favela é sinônimo de prestigio, pois até as garotas mais bonitas não se interessam por quaisquer outros, deixa claro que além da possível necessidade, o que realmente o fez optar por esta vida foi o que sua percepção traz a esse respeito, que é sentir-se respeitado .
Em parte, os depoimentos mostram as duras regras que o tráfico impõem aos moradores e a indiferença em relação aos problemas destes, e em outros casos o quanto são de fato respeitados pela comunidade os traficantes que chegam as vezes a distribuir alimentos e vestimentas à sua comunidade.
A influência junto às pessoas destas comunidades é tamanha que chegamos a constatar que alguns dos criminosos, hoje presos, de forma alguma se entendem como pessoas integrantes de quaisquer tipo de atividade social que não a do crime .Constamos isto através de um depoimento de um detento que informa ao repórter de sua pretensão, se algum dia sair da cadeia, de voltar a roubar , tentando colocar em palavras toda a sua revolta com o sistema.
Constatamos também, a dinâmica de substituição das forças de trabalho através do relato de um garoto, não mais de 13 anos, que informa que sua vida neste momento, é apenas esperar na fila pelo que considera ser uma oportunidade, a de ser um soldado do trafico .
Esclarecida a perspectiva dos moradores da favela a respeito do poder paralelo, a parte da obra talvez mais triste, é a dura realidade que enfrentam os policiais (e o documentário nos da acesso às cenas de invasões e tiroteios na favela), em sua luta diária contra o crime, perdendo companheiros de profissão quase que diariamente, e a pouca ou nenhuma crença de mudança no quadro que se perdura já por quatro gerações daquela comunidade a qual o policial entrevistado refere –se .
...