Resenha Sobre Gestão de Produção
Por: diasmatbel • 30/10/2021 • Resenha • 1.408 Palavras (6 Páginas) • 107 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO PRÉ-MERCADO
Padronização.
-Rotinas.
-Produção.
-Produtividade.
-Eficiência.
-Eficácia.
-Situações operacionais rotineiras.
-Processos e situações conhecidas.
ADMINISTRAÇÃO PÓS-MERCADO
- Flexibilização. - Desafios. - Marketing. - Produtividade. - Loucuragem. - Efetividade. - Situações estratégicas. - Processos e situações novos.
PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
Inputs - entrada
• Recursos a serem transformados. • Recursos transformadores. • Outros recursos da empresa.
Outputs - saída
• Produtos. • Subprodutos. • Serviços. • Retrabalho. • Desperdício. • Impostos.
EFICIÊNCIA NOS PROCESSOS
EFICIÊNCIA = Produtos/ Recursos = Saídas/Entradas
VARIAÇÃO = [ ( Eficiência 2 – Eficiência 1 ) / Eficiência 1 ] x 100 %
EFICÁCIA DAS SAÍDAS EFICÁCIA =
1. Desempenho esperado
2. Características operacionais
3. Confiabilidade no funcionamento
4. Conformidade aos padrões
5. Atendimento ao cliente
6. Vida útil do produto
7. Aparência do bem ou do local do serviço
8. Qualidade esperada pelo cliente
– Fundamentos de Projetos
Processo é conjunto de atividades que se desdobram em operações menores.
Projeto é um conjunto de atividades e operações coordenadas e controladas que visam a atingir um único objetivo, o qual segue prazos e requisitos definidos pelos stakeholders.
PROJETOS ♦Organizacionais ♦Pessoais ♦Profissionais
STAKEHOLDERS = PESSOAS OU GRUPOS COM INTERESSE
Equipe do projeto, Empresa (dona) do projeto, Clientes, Comunidade, Governo (regulamentadores), Patrocinador, Fornecedores, Acionistas e Parceiros.
ESCOPO = O QUÊ, COMO, ONDE E PORQUÊ
Diretrizes, Requisitos, Limitações, Restrições, Recursos, Custos, Prazos e Resultados
O QUE É UM PROJETO?
Fazer um churrasco
Ter um pet
Adquirir a casa própria
Viajar à Copa do Mundo
Vamos explicar melhor:
PROJETO DE UM FILME
STAKEHOLDERS
Equipe multidisciplinar Produtora, Estúdio e acionistas, Futuros consumidores, Patrocinadores Comunidade, Governo (órgãos regulamentadores) e Fornecedores.
Escopo do projeto
Roetiro + Requisitos + Limitações + Restrições + Recursos + Custos + Prazos + Resultados
O QUE NÃO É UM PROJETO?
Atividades rotineiras. Processos contínuos e infinitos. Tarefas repetitivas. Processos conhecidos.
Processos que tem objetivos comuns e/ou resultados conhecidos são somente processos.
GESTÃO DE PROJETOS
♦Escopo do projeto. ♦Requisitos especiais dos clientes. ♦Atividades e operações coordenadas. ♦Prazos, custos e recursos específicos. ♦Pressões macro e microambientais.
PRINCIPAIS DESAFIOS DE PROJETOS
Clientes, escopo e requisitos Informação Liderança e visão do todo Orientação e delegação Progresso, resultados e desempenho Recursos Problemas, riscos e incertezas Objetivos, interesses e conflitos Pressões necessárias e desnecessárias
ESCUTAR O CLIENTE, ENTENDER O ESCOPO E REQUISITOS DETALHADOS
1. O cliente sabe o que quer? 2. O cliente sabe explicar/definir seus requisitos? 3. O cliente acha que a equipe adivinha? 4. A ideia do cliente é estável? 5. A ideia do cliente é inexequível? 6. O cliente é ansioso? 7. O cliente tem tempo e dinheiro?
REUNE-SE INFORMAÇÕES ATUALIZADAS, ÚTEIS E CONFIÁVEIS
1. A equipe é especializada? 2. A equipe se reúne e compartilha informações adequadas? 3. A equipe é comunicada de mudanças? 4. A equipe consegue identificar problemas? 5. A equipe tem autonomia para buscar informações? 6. A equipe tem amplo acesso às informações?
MANTER VISÃO DO TODO E UMA BOA LIDERANÇA
1. O líder entende todo o projeto? 2. O líder lidera e toma a frente do projeto? 3. O líder tem boas relações com a equipe? 4. O líder acompanha todo o projeto? 5. O líder ouve e apoia sua equipe? 6. O líder compartilha informações com a equipe?
SABER ORIENTAR E DELEGAR TAREFAS
1. O líder orienta efetivamente a equipe? 2. O líder sabe delegar tarefas? 3. O líder se comunica bem? 4. O líder é respeitado pela equipe? 5. O líder responsabiliza-se pelo trabalho? 6. O líder é presente no cotidiano do trabalho?
CONTROLAR RESULTADOS, PROGRESSOS E DESEMPENHOS
1. O líder acompanha os progressos e resultados? 2. O líder usa ferramentas claras de controle? 3. O líder dá feedbacks individuais e coletivos? Aceita-os? 4. O líder documenta os resultados? 5. O líder define claramente desempenhos esperados? 6. O líder compartilha essas informações com a equipe?
CAPTAR, APLICAR E OTIMIZAR O USO DE RECURSOS
1. O líder tem noção do budget e das limitações? 2. O líder tem acesso a linhas de crédito? 3. O líder compartilha essa informação com a equipe? 4. A equipe conta com profissional da área de custos? 5. A equipe tem acesso a bons fornecedores? 6. A equipe presta contas dos recursos utilizados?
PREVER RISCOS, PROBLEMAS E INCERTEZAS
1. O líder tem consciência de todos os riscos do projeto? 2. O líder prevê os problemas possíveis e como resolvê-los? 3. O líder estabelece planos de contingência? 4. A equipe lida bem com incertezas? 5. A equipe tem autonomia para lidar com os problemas?
CONCILIAR OBJETIVOS, INTERESSES E CONFLITOS
1. O líder tem noção dos objetivos e interesses particulares dos envolvidos? 2. O líder coloca seus interesses sobre os da equipe? 3. O líder mantém a harmonia da equipe? 4. O líder tem bom contato com os stakeholders? 5. O líder sabe negociar? 6. O líder sabe resolver conflitos?
ENTENDER AS PRESSÕES NECESSÁRIAS E RESISTIR ÀS DESNECESSÁRIAS
1. A que tipo de pressões o projeto está suscetível (econômicas socioculturais, político-legais, demográficas, ambientais, tecnológicas)? 2. O líder e a equipe diferenciam esses dois tipos de pressão? 3. O líder consegue atender às pressões necessárias? 4. O líder se impõe em relação às pressões desnecessárias?
O PROJETO É BOMBÁSTICO, MAS...
Não se sabe quais são suas forças e fraquezas. ♦ Não se analisou suas ameaças e oportunidades ♦ Não há conduções legais, sociais ou ambientais envolvidos. ♦ Não há projeto de pesquisa ou projeto piloto. ♦ Não há metodologia, dinheiro ou tecnologia. ♦ Não há fornecedores ou compradores. ♦ Não há proteção intelectual. ♦ Não há proteção contra concorrentes, substitutos ou entrantes
...