Resenha de Política – Miriam Moraes
Por: matheustabita • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 640 Palavras (3 Páginas) • 849 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Disciplina: Teoria da Ciência Política
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
MORAES, Miriam. Política: como decifrar o que significa política e não ser passado para trás, um guia politicamente correto para entender o sistema de poder no Brasil, opinar e debater a respeito. 1. ed. São Paulo: Geração Editorial, 2014.
Resenha de Política – Miriam Moraes
Míriam Moraes além de escritora é especialista em jornalismo político, membro da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e pedagoga. Ela está na lista da revista Superinteressante, com o livro Política, que é citado como um dos dez melhores livros de 2014. A autora nos apresenta um pequeno manual sobre política, voltado para um público que entende pouco sobre o tema. O livro Política consegue tratar de muitos temas importantes e esclarecer dúvidas sobre vários tópicos.
Em um primeiro momento, o foco principal é a base da organização do sistema em vigor no Brasil, com a seguinte pergunta “Por que eu deveria me interessar por isso?”. Muita gente detesta política – e enche a boca, até com orgulho, para dizer isto. Trata-se de um erro. Querendo ou não, todos nós praticamos política o tempo todo. É impossível viver em sociedade sem exercê-la por ação ou omissão. Ou seja, mesmo quem diz que detesta política está fazendo política.
Na sociedade em que vivemos, a cultura da leitura é pouco valorizada, por isso, temos ainda pessoas que não conhecem a Estrutura do Governo brasileiro. Na classe baixa, a população vê-se livre da leitura de jornais por entender pouco ou nada sobre essa Estrutura que é o Executivo, Legislativo e Judiciário, que são os Três Poderes.
“No Brasil, o sistema adotado é a “tripartição dos poderes” ou seja, o país é governado por três poderes independentes que atuam em conjunto, cada um com atribuições particulares e complementares entre si. São eles: Legislativo, Executivo e Judiciário.” (MORAES, 2014)
O poder Legislativo é quem determina, decide e fiscaliza. Sendo o que mais possui poder diante dos demais poderes. O poder Executivo é quem executa, coloca em prática o que foi proposto. Este executa o que foi decidido pelo poder Legislativo, atuando nas questões de administração dos recursos do país. Já o poder Judiciário, julga as leis e resolve os conflitos entre o Executivo e o Legislativo.
Em um segundo momentos são salientados as bases ideológicas e os principais partidos políticos do nosso país. Direita, Centro e Esquerda. Mas a política de que se fala não é só a partidária – porque esta é uma espécie dentro de um gênero. É a Política de forma clara, objetiva e pedagógica.
A autora também trata da importância da imprensa, até porque, esta “movimenta” o cenário político e é capaz de, até mesmo, com suas sutilezas, derrubar um governo. Pois é a imprensa que entra na intimidade dos lares por meio dos telejornais, e é ela que tem o dever de fiscalizar os três poderes e denunciar abusos e violações dos direitos coletivos.
Partindo do principio de como fazer um debate MORAES (2014) afirma que nunca se deve afirmar que o que foi dito é sua opinião, deve-se evitar expressões grosseiras, não se expressar apenas por ter lido algo em algum lugar, não generalizar e não particularizar a informação.
Por fim, outro assunto essencial e que a autora não deixou de fora foi à corrupção. Ela explica, minuciosamente, como os partidos produzem o Caixa 2 e como é feita a compra e venda de votos na Câmara e no Senado. A partir desses dados, podemos seguir nosso próprio caminho e concluir qual é a melhor maneira de acabar com a corrupção.
...