Resenha de Relacionamento Interpessoal
Por: natalia.ggomes • 18/10/2020 • Resenha • 444 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Enfermeira Residente: Natalia Gonçalves Gomes
Hospital Federal Servidores do Estado
Resenha de Relacionamento interpessoal
Café filosófico – ética do cotidiano com Sergio Cortela e Clovis Barros Filho
Ética – Não é uma tabela para ser decorada é muito mais que isso, a ética e a liberdade de escolher como queremos conviver. Inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência.
Um exemplo exposto no vídeo seria o do formigueiro que nele algumas formigas ficam sem fazer nada enquanto as outras trabalham para todas sobreviverem, mas o instinto das formigas faz com que seja assim o modo de viver delas e nunca mudará. Mas os seres humanos possuem inteligência para aperfeiçoar seu modo de convivência e possui liberdade para fazer a sociedade que quiser e decidir sua própria conduta, os seres humanos são capazes de colocar sua própria vida em risco apenas por uma escolha como a prática de esportes radicais e os animais realizam tarefas por instinto e não agem com ética pois não possuem inteligência para escolher o que fazer.
O ser humano possui uma virtude especial é o fato de não nascer sabendo, pois assim pode se aperfeiçoar e aprender coisas variadas de diferentes jeitos, já a aranha nasce sabendo tecer a teia pois aprendeu com sua família a realizar essa atividade e não consegue se aperfeiçoar sempre fará de maneira igual e repetitiva. O mundo é feito das nossas escolhas e condutas coletivas.
Má fé - Atribuir a razão das nossas causas há outras circunstâncias a não ser a que não nossa própria liberdade nos convém.
Liberdade seria um privilégio ou uma angústia depende da escolha e do valor que você atribui as possibilidades de escolha. A vida não possui uma única resposta certa, só descobrimos o que fazer quando vivemos.
Referencias e princípios que norteam nossas ações
Prazer X Respeito
A ética é emancipadora devolve a liberdade e por consequência a sua angústia, que e sentir uma sensação de nada que você precisa preencher o nada.
Vale a transparência mais também vale ser sigiloso depende das circunstâncias, momento e situações, que você irá decidir qual usar e quando usar sem fórmulas prontas.
Relatividade X Relativismo
Relatividade – Escolhas dependem das circunstâncias que está vivendo.
Relativismo – Vale qualquer coisa
A ética é contemporânea, e de cada tempo, de cada cultura , não é de universos ou individual.
Vergonha – Juízo prestação de contas por suas escolhas e ações boas e más
Na frase “ A ocasião faz o ladrão” acredito que não seria “ A ocasião revela o ladrão” pois a escolha sempre vai anteceder a ocasião.
Caráter possui várias definições de acordo com o autor com comportamento digno, enfrentar a deliberação de todo dia, aquilo que te marca ou dá uma identidade e construção de escolha.
...