Resenha de artigo - estrutura de capital
Por: marisaferreiraf • 30/5/2017 • Resenha • 374 Palavras (2 Páginas) • 922 Visualizações
Artigo: Estrutura de Capital: Uma estratégia para o endividamento ideal ou possível
A Estrutura de capitais de uma empresa é a forma que a mesma financia suas atividades. Ou seja, como se divide suas fontes de financiamentos, que podem ser de recursos próprios ou de terceiros.
Toda empresa é constituída de bens, direitos e obrigações, onde bens e direitos são o seu ativo e as obrigações seu passivo. Para a empresa fazer seus investimentos (ativo) ela necessita de recursos que são obtidos no seu passivo, ou seja, para todo investimento total existe a origem de seu financiamento.
As duas fontes de financiamento, são as de recursos de terceiros e de recursos próprios. Os recursos de terceiros, são as dívidas contraídas como empréstimos, financiamentos. E os recursos próprios, é o Patrimônio Líquido da empresa, subdivididos em capital social, reservas e lucros/prejuízos acumulados.
As decisões de financiamento, decorrem da estrutura de capital que a empresa deseja manter. Ou seja, quanto de capital próprio ou de terceiros ela usará para financiar seus ativos, quais as melhorias que encontrará com uso a mais de capital próprio ou de terceiros, quais os riscos, etc., portanto, é necessário encontrar uma estrutura de capital adequada, de forma a minimizar o custo de capital e maximizar o valor de mercado.
As empresas buscam uma estrutura ideal de capital, afim de que minimize os custos e aumente seu valor de mercado, podemos dizer que se trata da estrutura ótima de capital. Neste sentido, buscam associar o nível da taxa de juros e dos impostos com as vantagens associadas ao custo, maior tendência ao uso do endividamento, ocorrendo o inverso da falência, sendo assim, obtendo uma relação ideal, ou estrutura ideal para a empresa.
Por fim, entende-se que o administrador deve desenvolver uma estratégia de endividamento para a empresa de modo a melhorar a situação da empresa. Pois, a forma que é composta a estrutura de capital da empresa (Capital de terceiros e Capital próprio) afeta diretamente o valor da empresa. Em outras palavras, a principal meta para se obter a estrutura ótima de capital é combinação ideal, onde a empresa mantenha o custo do capital mais baixo afim de maximizar o valor, ajudando a manter uma política de dividendos estável e bons lucros.
...