TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Antiquarius: Empresas Familiares

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 8

O Restaurante[pic 1]

        Fundando no dia 17 de abril de 1977, após a imigração dos dois fundadores portugueses, Carlos Perico e Antonio Pimenta, o Antiquarius é um restaurante clássico no mercado de luxo da cidade do Rio de Janeiro. Localizado no bairro do Leblon, o restaurante é um projeto que une comidas típicas da gastronomia portuguesas em um ambiente de salão, com um ar aristocrático, onde é decorado com peças de antiquário, porcelanas chinesas e quadros do século XVII. Sob o comando do empresário e chefe de família Carlos Augusto Perico, mantém até hoje a preferência absoluta, ano após ano, em pleitos promovidos por todos os veículos cariocas.

O ambiente do restaurante é a reprodução da pousada Santa Luzia, que Carlos Augusto Perico e seu sócio Antonio Pimenta mantinham em Portugal, na cidade de Elvas, no Alentejo, próximo à fronteira com a Espanha. Era local de encontros diplomáticos importantes, muitos deles secretos e, por isso, cultivavam sofisticação, fidalguia, conforto e qualidade exigidos pelos nobres e chefes de estado da época. Famosa por todas essas características, além de uma culinária que atraiu certa vez até o rei da Itália, a pousada tornou-se a primeira e única casa portuguesa a conquistar a cotação máxima no temido Guide Michelin. Todos esses atributos, criteriosamente aplicados no Brasil, atraem hoje ao Antiquarius uma corte de clientes “VIPs”.

        Desde a inauguração, o Antiquarius alterou os hábitos impostos pelos restaurantes cariocas, apresentando uma culinária farta e de qualidade e trazendo à rotina do dia-a-dia, pratos então considerados de ocasião, como o bacalhau, caças e aves comuns aos campos da Europa. O couvert, o primeiro item a chamar a atenção para o restaurante, surpreendia os já impostos hábitos de pão com manteiga com uma fartura de acepipes como queijos da serra derretidos, queijo de cabra artesanal, bolinhos de bacalhau e patês artesanais entre outras iguarias.

        Todas as receitas portuguesas, bem como novas criações, são atribuições do fundador Carlos Augusto Perico, que as passa pessoalmente ao seu grupo de chefes e sub-chefes que, por sua vez, as submetem a exaustivas degustações até a aprovação final. O cardápio mistura algumas das mais tradicionais receitas portuguesas, como a cataplana de mariscos, o arroz de pato e o bacalhau à lagareira com requintadas versões brasileiras, como a carne seca e a feijoada, e italianas como o fettucini à Alfredo. Mas é nas sugestões de maîtres e garçons que estão algumas das surpresas da casa, como a carne de porco à alentejana, a chanfana de cabrito, a paleta de cordeiro com feijão branco e mais de trinta sugestões de bacalhau, num total de mais de trezentos itens fora do cardápio.

        Após conseguir criar vínculos com a gastronomia carioca e ser referência no mercado gastronômico da cidade, inaugurou então em outubro de 1990 a primeira filial do restaurante. Localizado no bairro do Jardins em São Paulo, a casa passou a ser administrada pela filha do fundador, Maria Eduarda Perico. Com o falecimento da mesma em 2008, o restaurante passou a ser gerido pelo seu marido, Thales Martins Filho.

        Tampouco sua notoriedade, em 2007 a exatos 30 anos da inauguração do restaurante matriz, sob a ajuda dos seus filhos, António Perico e Carlos Manuel Perico, juntamente com o maître e mais novo sócio, Manoel Pires, mais conhecido como Manoelzinho, o restaurante se desdobrou em um novo conceito. O Antiquarius Grill é um restaurante pioneiro no mercado de luxo do bairro Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Localizado no Espaço Gourmet do Barra Shopping, o restaurante é um projeto âncora para atrair um público com maior poder aquisitivo às mediações do estabelecimento. Contou com uma localização privilegiada com mais de seiscentos metros quadrados, destacando-se no novo espaço destinado. O seu conceito é trazer a modernidade, descontração e contemporaneidade frente ao estilo tradicional, clássico e histórico do restaurante matriz. Seus pratos, na grande maioria de origem portuguesa, começou a contar também com uma adaptação no cardápio para atender ao novo cenário.

         Com essas diretrizes, o restaurante conta com um amplo espaço em seu salão onde expõe seu estilo contemporâneo em seu pé direito alto e sua decoração junto ao contraste da madeira de demolição que, por sua vez, remete à tradição e antiguidade. Em seu cardápio, além de conter alguns pratos de origem lusitana clássicos do Antiquarius, os sócios apostaram também nas carnes grelhadas nobres. Com oito cortes internacionais feitos especialmente para adaptar às especificações exigidas pelo restaurante. Diretamente do site do restaurante podemos perceber a importância dada às suas carnes:

“Coube ao Antiquarius Grill trazer ao Brasil, pela primeira vez, o broiler a laser. Importado pela casa, com exclusividade, é um equipamento que eleva a temperatura da chapa acima de 700 graus, selando a superfície e mantendo o interior macio e suculento, enquanto confere um leve paladar defumado aos cortes.”

Assim, cria-se o diferencial entre a matriz e o novo empreendimento.

        Desde sua inauguração, o estabelecimento contou com diversas mudanças para adequar-se ao público exigente que lá frequenta. Mudanças essas que vão desde a implementação de pratos novos e especiais, almoços executivos tanto de cardápio fixo quanto cardápio variável no dia a dia, happy hours para convidar executivos a usufruir do espaço externo, entre outras. Com isso, atualmente o cardápio contém mais de 250 opções de pratos para servir seus clientes.

        Devido ao sucesso deste novo conceito do restaurante, optaram então para expandir e criar a primeira filial do Antiquarius Grill. No final de 2011, foi inaugurado então a filial de Brasília sob o comando do maître e sócio Manoel Pires.

        Hoje, os restaurantes contam com mais de 300 funcionários e atendem em média 350 pessoas diariamente durante seu almoço e jantar.

Premiações

        Durante décadas o restaurante do Leblon é eleito como melhor restaurante de cozinha portuguesa no estado do Rio de Janeiro por diversos pleitos estaduais e nacionais. Conta também com inúmeras premiações de melhor restaurante da cidade, melhor restaurante de comida portuguesa do Brasil e também como melhor restaurante em solo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com