Resumo Teoria da Administração
Por: Taynara Daiane • 20/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 409 Visualizações
Antecedentes Históricos da Administração
Influência dos Filósofos
Segundo Sócrates a administração é como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão, discípulo de Sócrates, ao analisar os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego, expõe a forma democrática de governo como a preferida na administração dos negócios públicos.
Aristóteles, discípulo de Platão, distingui três formas de administração pública:
- Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania)
- Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia)
- Democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).
Thomas Hobbes, defende o governo absoluto como uma forma de organizar a vida social e garantir a paz através da imposição de ordens pelo poder a ele conferido.
Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a Teoria do Contrato Social: o Estado surge a partir de um acordo de vontades. Contrato Social ée um acordo entre os membros de uma sociedade pelo qual reconhecem a autoridade de um governo, regime político ou conjunto de leis ou regras sobre todos de modo igual.
Karl Marx e Frederick Engels, propõe uma teoria econômica do Estado. O Estado vem a ser uma ordem coativa imposta por uma classe social exploradora. O marxismo foi a primeira ideologia a afirma o estudo das leis objetivas do desenvolvimento econômico da sociedade em oposição a ideias metafisicas.
Influência da Organização da Igreja Católica
As normas administrativas e os princípios de organização pública foram se transferindo das instituições dos Estados para as Instituições da Igreja Católica e da organização miliar.
A Igreja Católica estruturou sua organização com uma hierarquia de autoridade, um estado maior (assessoria) e uma condenação funcional para assegurar integração. – Atua com uma só cabeça executiva, o PAPA.
Influência da Organização Militar
Generais: Sun Tzu, Napoleão Bonaparte, Carl von Clausewitz (Pai do pensamento estratégico).
A escala hierárquica é um aspecto típico da organização militar utilizada em várias outras organizações de hoje.
A delegação de funções e autoridades, planejamentos estratégicos, análises dos pontos fracos e fortes da concorrência, organização do exército, novos princípios de organização, controle centralizado em paralelo com operações no campo descentralizadas, princípio de direção (saber o que se espera e aquilo que deve fazer).
Clausewitz considerava a disciplina um requisito básico para uma boa organização. Uma organização requer um cuidados planejamento, no qual as decisões devem ser cientificas, e não apenas intuitivas. O administrador deve aceitar a incerteza e planejar de maneira a minimizar seus efeitos.
Influência das Ciências
Francis Bacon, fundador da lógica moderna, baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório. Princípio da do principal sobre o acessório.
Rene Descartes, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso a matemática e a geometria da época. Seus princípios:
- Dúvida sistemática ou da evidência - evita-se a prevenção e a precipitação, aceitando-se apenas como certo o que seja evidentemente certo.
- Análise ou de decomposição – dividir e decompor cada dificuldade ou problemas em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias para a sua compreensão e solução para resolvê-las rapidamente.
- Síntese ou da composição – conduzir ordenadamente os pensamentos e o raciocínio, começando dos mais fáceis para os difíceis.
- Enumeração ou da verificação – fazer verificações, recontagens e revisões para assegurar que nada foi omitido ou deixado de lado.
Teoria cartesiana com a predominância da análise e divisão do trabalho teve influência na administração, principalmente nas abordagens normativas e prescritivas.
Galileu Galilei (pai da ciência moderna) mostrou que Aristóteles estava errado. Partiu de observações isoladas para estabelecer leis capazes de prever acontecimentos futuros e criou condições para o surgimento da física newtoniana (teoria) – por seu racionalismo, exatidão, causalidade e mecanismo.
Para Sir Isaac Newtons, o mundo físico era um mundo ordenado, lógico e matematicamente previsível.
Ao comparar estudos da teoria de Newton e de Galilei, um mundo físico existe uma variedade de forças, com a administração, algumas forças que nela existe – econômica, tecnológicas, culturais, sociais, demográficas, políticas, etc. essas forças atuam sobre organizações, pessoas, valores, processos, etc. A administração como a ciência permite saber o que acontecer na organização quando se estuda e entendem as forças envolvidas.
...