Resumo conceito de empresario - EAD ANHANGUERA
Por: Pingstola • 21/5/2017 • Resenha • 447 Palavras (2 Páginas) • 322 Visualizações
CONCEITO DE EMPRESARIO
EAD – ADMINISTRAÇÃO ANHANGUERA
O empresário legalmente é considerado o profissional que exerce atividade econômica e organizada para produção ou circulação de bens e serviços. Dessa noção algumas outras se destacam.
A noção do exercício do profissionalismo é associada a consideração de três ordens. Primeiramente pela habitualidade, sendo que não é considerado empresário aquele que realiza a tarefa de modo esporádico ou por teste ou por emergência. Por sequência o segundo aspecto é a pessoalidade, na qual o empresário deve contratar empregados a fim de circular ou produzir os bens e serviços. Apesar da importância dessas duas a decorrência da noção mais relevante esta no monopólio das informações na qual estipula que o empresário , enquanto profissional, deve ter o conhecimento total do seu bem ou serviço.
Sendo o empresário o exercente profissional de uma atividade econômica organizada, então empresa é uma atividade. Na linguagem cotidiana normalmente a expressão “empresa” é comumente empregada de forma errônea. A empresa enquanto atividade não se confunde com o sujeito de direito que a explora, no caso o empresário, nem com o local que a atividade é desenvolvida.
A atividade empresarial é econômica no sentido de que busca gerar lucro para quem a explora, mesmo o lucro sendo o objetivo da produção ou apenas instrumento para alcançar outra finalidade. Evidentemente no capitalismo nenhuma atividade econômica se mantém sem lucratividade, porem existe casos em que o lucro é meio e não fim das atividades econômicas, como por exemplo em uma universidade religiosa.
Podemos considerar a empresa uma atividade organizada articulada por quatro fatores: capital, mão de obra, insumos e tecnologia. Qualquer um que não possua esses fatores não pode ser considerado empresário. Vale-se ressaltar que a tecnologia não necessita ser necessariamente de ponta, deve ao menos auxiliar o conhecimento ou produção do empresário.
Na produção podemos diferenciar a mesma em bens e serviços, sendo a primeira relativa a fabricação do produto como uma montadora de veiculo e a segunda relativa a prestação de serviços como um banco. Relacionado a essa idéia a atividade de circulação de bens se da através do comercio a titulo de exemplo um supermercado. A circulação de serviços já se da por outra forma pois a mesma apenas intermédia a prestação de serviços a titulo de exemplo uma agencia de turismo.
Partindo desse ponto podemos destacar que a distinção entre bens e serviços se da principalmente por um ser bem corpóreo e o outro não ter materialidade,respectivamente. Há na atualidade alguns negócios com ou certas atividades com o aparecimento da internet que resistem a essa classificação tornando nebulosa a forma de ser inserido em alguma categoria, porem não há duvida na caracterização de empresário no comercio eletrônico.
...