Resumo do Case Sobre a JBS
Por: George Cavalcante • 25/3/2019 • Projeto de pesquisa • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 337 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
Resumo do Case
Sobre a JBS:
Distribuição geográfica estratégica, pois está presente nos 6 continentes, em mais de 100 países, possui mais de 60 anos de história e mais de 235.000 colaboradores.
Dona de um portfólio amplamente diversificado com marcas reconhecidas no mundo inteiro, a variedade de produtos atende mais de 300.000 clientes em mais de 150 países.
O Capital foi aberto em 2007 preservando altos níveis de governança corporativa, em 2017 as vendas líquidas totalizaram R$163,2 bilhões, com uma forte geração de caixa operacional chegando a R$5,2 bilhões.
Hoje possui mais de 400 unidades e mais da metade destas estão ligadas à produção de carnes.
Em 2017 teve o nome da companhia envolvido na Operação Lava Jato, inclusive com o vazamento da delação de um dos diretores, o que ocasionou um declínio grave no valor da empresa no mercado. A maior queda registrada se deu após o conselho de administração apontar o fundador da empresa para o cargo de diretor-executivo, a expectativa do mercado era que a empresa tivesse a gestão mais técnica e menos ligada à família que estava com a imagem extremamente desgastada em virtude dos escândalos sobre corrupção.
Pontos positivos (Forças):
A JBS possui ampla distribuição geográfica dentro do Brasil e está presente em diversos países. É dona de um portfólio diversificado com marcas reconhecidas internacionalmente. Pratica governança corporativa de alto nível. Possui um sólido histórico de sucesso na execução, integração e aquisição de novos negócios. Em função do porte gigantesco e dos recursos disponíveis consegue adquirir materiais, equipamentos e matéria prima com preços abaixo dos outros concorrentes.
Pontos negativos (Fraquezas):
A JBS passa por um desgaste momentâneo da imagem. Ainda preserva um diretor com vínculo familiar ao invés de um técnico. Encontra dificuldade de criação da política de preços em função da diversidade de produtos similares e mercados diversos;[pic 5][pic 6]
.
Oportunidades Externas:
Incentivos fiscais por parte do governo são abrangentes no que tange ao agronegócio no Brasil. A JBS monitora constantemente sua exposição potencial a um determinado cliente ou mercado que possa representar perdas significativas em caso de inadimplência e implementação de barreiras sanitárias ou comerciais em países para os quais exporta. A JBS limita sua exposição ao risco de crédito por cliente e por mercado com base na análise de crédito e na gestão da carteira de clientes. A companhia acompanha de forma contínua e sistemática os fatores externos à sua gestão, buscando antecipar-se ou rapidamente adaptar-se a suas variações. Entre eles, estão mudanças nas tendências demográficas; preferências, gostos e hábitos alimentares dos consumidores. A JBS realiza atividades em comunidades no entorno de suas fábricas, através de ações sociais, programas de voluntariado, doações e a manutenção de espaços públicos, desta forma além de apoiar e realizar ações sociais, a JBS ainda promove sua marca. A JBS realiza diversos investimentos em novas tecnologias voltadas à maximização da eficiência operacional.[pic 7][pic 8]
Ameaças Externas:
A JBS adota políticas de gerenciamento dos fatores econômico-financeiros que podem afetar negativamente as decisões de investimento. Tais políticas são estabelecidas e monitoradas por um Comitê de Gestão de Riscos, que define os procedimentos para acompanhar e mitigar os fatores de risco aos quais a companhia está exposta. A volatilidade dos preços de commodities está fora do controle da administração da companhia, decorrente, entre outros, de fatores climáticos, volume da oferta, custos de transporte e políticas agropecuárias. Para reduzir sua vulnerabilidade a essas variações, o grupo opera no controle físico, que inclui compras antecipadas aliadas a operações no mercado futuro. Eventos ambientais internos e externos são capazes de afetar as estratégias e os resultados das unidades de negócio, com possibilidade de impactos no capital, na liquidez e na reputação da empresa. Em relação à segurança alimentar e à adoção de boas práticas na operação. Os constantes embargos de países importadores à carne brasileira (sanidade animal, procedência, segurança alimentar) são uma ameaça constante aos negócios da Companhia. Todavia, a diversificação geográfica, tanto na ponta da originação quanto nos mercados consumidores, acabam por mitigar os efeitos de tais restrições legais e salvaguardas.[pic 9][pic 10]
...