TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo gestao de pessoas

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

Professor Me.:

Alex Sandro Ferreira Bernardes

Aluno:

Mileide Fabiana Testa

Título do Texto:

Introdução à Moderna Gestão de Pessoas

Data de entrega:

28/03/2016

Aracruz-ES

Faculdades Integradas de Aracruz

2016

Os objetivos desse capítulo são:

Defini a gestão de pessoas e suas características fundamentais;

Compreender os processos de gestão de pessoas;

Entender os objetivos da moderna gestão de pessoas;

Avaliar o que as empresas bem-sucedidas estão fazendo.

Com o crescimento da organização e necessário aumentar o quadro de funcionários, aplicando de forma intensa seus conhecimentos para garantir a competitividade no mercado. As empresas em vez de investir em produtos e serviços estão investindo em pessoas capazes de entendê-los, criá-los, desenvolvê-los e melhorá-los, e em vez de investirem diretamente em clientes estão investindo em pessoas capazes de entendê-los, satisfazê-los e encantá-los.

A relação entre pessoas e organizações é de mutua dependência, pois as pessoas precisam das empresas para atingir seus objetivos pessoais e individuais, assim como as organizações dependem das pessoas para atingir seus objetivos organizacionais, sendo assim essa relação proporciona benefícios recíprocos.

Existem várias denominações para as pessoas que compõem o quadro de funcionários da empresa, a escolha delas indica o grau de importância que elas representam para a organização. Os objetivos individuais das pessoas, muitas vezes, são conflitantes com os objetivos organizacional, devendo a empresa encontrar a melhor forma de alinhá – los.

A gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos (cultura e estrutura organizacional; processos internos, tecnologia; etc..) e variáveis importantes. A empresa pode tratar as pessoas como um recurso produtivo, onde as pessoas representam o recurso humano e são consideradas um sujeito passivo da ação organizacional, constituindo assim parte do patrimônio físico da organização.

Como todo processo produtivo e realizado através de vários parceiros, onde cada um contribui com algo, empresas de sucesso tem tratado as pessoas como parceiros da empresa, pois são fornecedoras de conhecimento, habilidades, competência e aporte para tomada de decisão e alance dos objetivos globais.

A moderna administração de pessoas é baseada em três aspectos: pessoas como seres humanos, com personalidade própria e diferentes entre si; pessoas como ativadores inteligente de recursos organizacional, capazes de fornecer talento, inteligência e aprendizagem para organização; e por ultimo pessoas como parceiros da organização, investindo esforços, dedicação, etc, com expectativa de receber um retorno do investimento, tais como salários, benefícios, etc.

O objetivo da administração de pessoas é contribuir para o sucesso da empresa através dos seguintes meios:

Ajudar a organização alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

Proporcionar competitividade á organização;

Proporcionar pessoas bem treinadas e motivadas;

Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho;

Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;

Administrar e impulsionar a mudança;

Manter políticas ética e comportamento social.

A administração de RH desenvolve politicas e praticas necessárias para administrar as atividades das pessoas, tais politicas e praticas podem ser divididas em seis processos:

1) Processos de agregar pessoas

2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com