Síntese Cultura organizacional: grades temas em debate
Por: Paula Ribeiro • 3/4/2021 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
Síntese – Cultura Organizacional: Grandes Temas em Debate
A Teoria das Organizações vem dando muita ênfase à Cultura Organizacional desde a década de 80, essa crescente popularidade ocorre, segundo Mats Alves, em razão de as pesquisas realizadas nessa área serem, em grande parte, respostas a problemas práticos identificados pelas gerências e a Teoria das Organizações é em si, influenciada ideologicamente pela perspectiva gerencial. A cultura organizacional surge como uma solução aos problemas de desintegração da sociedade que se enfrentava na época e representava um problema à organização, enfatizando as idéias comuns, formas de pensar, valores, padrões e maneiras de trabalhar.
A cultura organizacional passa a operar como um mecanismo de controle, que visa a conformar condutas, homogeneizar maneiras de pensar e viver a organização, injetando nos colaboradores uma imagem positiva da organização, onde todos são iguais, importantes e valorosos para a empresa. Dessa forma minimizam-se as diferenças e conflitos inerentes a um sistema que guarda um antagonismo e anula a reflexão e criticismo do funcionário.
Schein adota um conceito esclarecedor do que vem a ser Cultura Organizacional, segundo ele trata-se de um modelo de pressupostos básicos, que se desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna, uma vez que esses pressupostos são validados, passam a ser ensinados aos colaboradores da organização como a maneira certa de se perceber, pensar e sentir em relação aos problemas enfrentados por eles.
Em conclusão, o artigo estabelece que a cultura organizacional exerce funções de controle bem articuladas. A consolidação de uma cultura organizacional busca restaurar perdas psicológicas em seus colaboradores, estabelecendo um quadro de valores, crenças e pressupostos, que irão orientar o comportamento coletivo de forma conveniente aos objetivos da organização, isso feito de forma sutil. Cria-se então, uma imagem positiva da empresa, conformando o indivíduo às normas estabelecidas, conquistando-lhe a lealdade na sua reprodução. E por afeto, respeito e, muitas vezes, gratidão "sacrifícios" podem ser justificados, porque entende-se como orgulho fazer parte da organização.
...