SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
Por: neguinha2001 • 14/6/2015 • Artigo • 3.656 Palavras (15 Páginas) • 192 Visualizações
SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
Resumo
Objetivo principal deste artigo é desenvolver um estudo sobre Segurança e Saúde do Trabalho, tanto na teoria e também na prática, tendo como suporte uma pesquisa de campo com uma conceituada empresa no ramo de transportes de animais vivos (Transportadora Moers), pesquisa de opiniões dos colaboradores no ambiente organizacional, desenvolvimento de um artigo científico para melhor entendimento do funcionamento destas leis e normas de Segurança e Saúde do Trabalho. Cuja metodologia utilizada para criação deste artigo foi através de um questionário no modelo de Walton, o qual os colaboradores responderam perguntas do ambiente organizacional, tivemos como base busca em livros e artigos científicos para concretização do artigo, pesquisa nas leis trabalhistas (CLT/NR´S) para que se fossem embasadas as leis vigentes de cada organização. E uma pesquisa de campo como um exemplo de aplicação destas leis, e análise dos questionários respondidos pelos 53 colaboradores da empresa.
Palavras-chaves:Segurança, Saúde, Qualidade de Vida, Normas e Leis.
1Introdução
Hoje as empresas buscam cada vez mais se adequar as normas deSegurança e Saúde do Trabalho, obedecendo ao máximo às leis trabalhistas.
Visam buscar proteção para os seus colaboradores, evitando assim que o seu colaborador corra riscos de acidentes com lesões simples, graves ou até mesmo a morte de um funcionário.
Para Sales (2010), a melhor forma de prevenção de acidentes está na conscientização e na formação dos trabalhadores no local de trabalho, tanto nas medidas coletivas como nas individuas inerentes às atividades realizadas.
A finalidade deste artigo é relatar que a Segurança e Saúde do Trabalho nas organizações, compõe uma obrigação legal e social, além de prevenir lesões e doenças ocupacionais dos trabalhadores decorrentes do trabalho, avaliam e controlam situações de risco, proporcionalizando um ambiente mais seguro e saudável ao trabalhador.
Chiavenato (2008, p. 477) destaca que:
Segurança do trabalho é o conjunto de medidas de ordem técnica, educacional, médica e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente querem instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.
Sabe-se que nem tudo pode ser impedido dentro de uma organização, as NR´S (Normas Regulamentadoras), estão presentes para determinarem que os colaboradores e empregadores as cumpram de maneira obrigatória.As principais causas de acidentes de trabalho são a insegurança e os atos não seguros.
Para KARIN (2008), Coordenadora de Projetos, Legislação Comentada (Normas e Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho, SESI - Serviço Social da Indústria da Bahia), em um estudo realizado com pequenas e médias empresas indústrias dos setores de construção civil, metal mecânica, alimentos e bebidas, sobre a SIPAT e as NR´S, mostram as dificuldades enfrentadas pelos empresários em relação à legislação que vão ao seu acesso e a interpretação das mesmas.
Com as pesquisas realizadas para este artigo, detecta-se que cada vez mais as leis trabalhistas vêm favorecendo os colaboradores e estão sendo cobradas dos empregadores, que a higiene e a saúde ocupacional devem ser prioridades dentro de uma organização.
2 Segurança e Saúde do Trabalho
Para Chiavenato (2008, p. 470) “As doenças profissionais e os acidentes de trabalho provocam enormes prejuízos às pessoas e às organizações em termos de custos humanos, sociais e financeiros”.
Andrade (2013) define que:
Segurança e higiene no trabalho são circunstâncias e fatores que afetam o bem estar de todos os trabalhadores, incluindo os temporários, prestadores de serviços, de visitantes e de qualquer outra pessoa que se encontre no local de trabalho.
A equipe de Segurança do trabalho de uma empresa é denominada de SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). É formada por um técnico em segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e enfermeiro do trabalho. Os própriosfuncionários da empresa formam e compõem a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Existe no Brasil e é exigido por lei que as empresas cumpram com as NR´S, leis complementares, portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho.
Segundo Chiavenato (2008), os principais itens do programa de higiene do trabalho são:
- Ambiente físico de trabalho: iluminação, ventilação, temperatura, ruídos, conforto;
- Ambiente psicológico de trabalho;
- Aplicação de princípios de ergonomia;
- Saúde ocupacional.
Chiavenato (2008) define os elementos presentes nos acidentes de trabalho:
- Agente: objeto ou substância diretamente relacionados com a lesão;
- A parte do agente: a parte do agente que está relacionada com a lesão;
- A condição insegura;
- O tipo de acidente;
- O ato inseguro;
- O fator pessoal de insegurança.
Mas os principais causadores dos acidentes de trabalho são as condições de insegurança, os atos inseguros e os eventos catastróficos. (FROES, 2003).
Para França (1997, p.12) “Qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho”.
Gil (2009, p.46) destaca que:
Hoje, fala-se não apenas em qualidade no trabalho, más também em qualidade de vida dos empregados. Isso significa que os empregados precisam ser felizes. Para que sejam produtivos, devem sentir que o trabalho executam é adequado a suas habilidades e que são tratados como pessoas.
Chiavenato (2008, p. 487) diz que “o conceito de QVT refere-se à preocupação com o bem- estar e a saúde dos colaboradores no
...