Saúde e Segurança do Trabalho
Por: xavier2004 • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 672 Visualizações
Relatório de Análise
Situação de Aprendizagem 10
Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Grupo de trabalho: CSM, RCV, ELXC, LFC.
1-A aitividade do motorista de caminhão da empresa Frigo Bem SA é insalubre segundo a NR 15 devido as duas funções exercidas pelo colaborador, motorista em ambiente com muita vibração e a entrada e manuseio de produtos em câmaras frigoríficas.
2-Para corrigir e amenizar a situação de risco em atividade insalubre citada situação, faz-se necessário o treinamento adequado, o uso de EPIs indicados a função, respeito ao tempo de exposição a tal riscos e se possível o controle total ou parcial dos riscos.
3-Aplicadas as soluções, seria necessário um acompanhamento do colaborador em sua função de motorista e operador de camaras frias para confirmar a eficácia das medidas tomadas.
4- Existem sim limites de tolerâncias, a avaliação quantitativa da Vibração de mãos e braços(VMB) e a Vibração de corpo inteiro(VCI) são estabelecidas com base nas Normas de Higiene Ocupacional da FUNDACENTRO. Através de valores limites de exposição ocupacional diária correspondente a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada(aren) que é de 5m/s2.
As normas a serem seguidas que controlam esses limites são a NR15 mais precisamente o Anexo 8, ISO 5349 e ISO 2631!
5-A atividade em questão, no tocante a vibração é considerada insalubre pois segundo a ISO 2631 não existe com total segurança, limites inteiramente seguros para a exposição dos trabalhadores a vibrações de corpo inteiro(VCI), a situação dos colaboradores da empresa Frigo Bem, exemplifica bem o que esta dito, em poucas horas já estam lhes resultando dores, dormências e formigamentos.
6-Segundo as NRs e ISOs indicam seria adequado estabelecer o isolamento e amortecimento das vibrações, através do fornecimentos de luvas anti-vibração (EPI) e usando o combate da vibração na fonte, com a melhor manutenção dos caminhões, substituindo com mais frequência peças gastas, danificadas o desbalanceadas do motor e ou suspensão do veiculo!!!
7- Mesmo trabalhando dentro de todas as normas e usando adequadamente todos os EPIs indicados ainda há a possibilidade de os colaboradores sofrem choque térmico devido a diferença altamente brusca de temperaturas nos ambientes.
8-Seguem abaixo alguns exemplos de EPIs para trabalhadores em câmaras frigoríficas e demais ambientes de temperaturas baixas:
Sobre-botas, capuzbalaclava para câmara fria , botas em PVC com forro de lã, luva tricotada eforrada internamente com lã térmica, recoberta em látexe Macacão térmico!
...