Seleção e captação de talentos
Por: vivilola • 8/4/2015 • Monografia • 958 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
Passo 4 – Proposta de Recrutamento e Seleção
Deve-se considerar que a implementação deste processo contribuirá, de
forma positiva para a empresa, tendo em pauta relatórios existentes no qual se
percebe o elevado nível de rotatividade, absenteísmo e custos gerados em procedência do processo informal utilizado na empresa, assim formando-se um clima organizacional mais favorável para os colaboradores, promovendo capacitação aos mesmos e oportunidade de novos profissionais, tendo por base o planejamento de carreira melhorado com o projeto apresentado visando priorizar melhor qualidade de vida no trabalho, usaremos a forma de recrutamento e seleção que é tão indispensável e necessária nas organizações. Este processo aborda alguns conceitos que visam esclarecer o assunto em questão, além de apresentar estudos utilizados no recrutamento e seleção de outras empresas.
O recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.
Uma empresa, seja qual for seu tamanho ou área de atuação, cresce sempre sobre um elemento básico que a sustenta e a faz crescer, que são seus funcionários. A administração de recursos humanos é uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações, e com a complexidade das tarefas organizacionais, e trata do adequado aprovisionamento, da aplicação, da manutenção e do desenvolvimento das pessoas nas organizações. que é através do recrutamento que a empresa atrai bons candidatos. Essa atividade é complementada pela seleção, por meio da qual a empresa escolhe dentre os candidatos, aqueles que melhor ocuparão determinado cargo na organização. Daí a importância de um processo de recrutamento e seleção bem elaborado:
O Recrutamento vai ser dividido em três formas: interno, externo ou misto.
- O recrutamento interno é feito na própria empresa. Quando surge uma vaga, seu preenchimento se dá através de remanejamento de empregados, por meio de promoção, transferência ou transferência com promoção.
- O recrutamento externo é aquele feito fora da organização, isto é, a empresa busca candidatos disponíveis no mercado, ou atuantes em outras empresas.
- O recrutamento misto é a consequência de um recrutamento interno, que provavelmente irá gerar uma nova vaga desta pessoa transferida, devendo assim se fazer um recrutamento externo.
Sempre lembrando que o recrutamento requer: Pesquisa, previsão, técnica e planejamento por parte do R.S. e a empresa deve oferecer condições de trabalho e “pacote” competitivo.
Recrutamento Externo e Interno-Vantagens e desvantagens.
As vantagens do recrutamento externo irão trazer “sangue novo” para a empresa, renova e enriquece o capital humano, e aproveita pessoal já preparado, treinado e desenvolvido por outras empresas. Porem como Desvantagem, é mais demorado, custa mais, o conhecimento sobre o candidato e menor, desmotiva o candidato interno.
Também, tem-se as vantagens do Recrutamento interno, que é mais rápido, mais barato, o “pessoal da casa” vê a oportunidade de crescimento e assim estarão mais motivados, e motiva o funcionário. Como desvantagem é que impede a entrada de “sangue novo”, não permite renovação de pessoal, e nem sempre se encontra pessoas realmente preparadas paras assumir novas funções.
Seleção de Pessoal
A admissão de pessoal é um processo continuo que costuma ocorrer em determinado mercado. E a seleção, nada mais é do que escolher a pessoa com o perfil adequado, para a empresa, visando aumentar a produtividade, e, consequentemente aumentar os resultados.
Depois de feito o Recrutamento, e a seleção do(s) candidato(s), é preciso fazer a Definição do Cargo.
Assim são necessárias informações claras e registradas do que os requisitos pessoais necessários para seu bom desempenho.
Planejamento da entrevista
Uma entrevista bem planejada para selecionar funcionários pode se transformar em um instrumento muito eficiente. Portanto, é preciso estar atento em alguns pontos, como: obter o maior número de informações possíveis sobre o candidato.
• Relacionar as exigências do cargo com as qualificações do candidato.
• Encontrar pontos comuns com o candidato,lazer, por exemplo, assim será mais fácil de “quebrar o gelo”.
• Seguir um roteiro nas perguntas, com um padrão de lógica e coerência, para que o candidato não se perca, ou se atropele na hora de expressar-se.
...