TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  13/4/2015  •  Monografia  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Federal de Alagoas – UFAL                                       Universidade Aberta do Brasil – UAB                                                                        Módulo I                                                                                                   Polo: Maragogi                                                                                        Maria José da Silva Segunda

        TEXTO REFLEXIVO SOBRE, O FILME AS FONTES DAS MULHERES.

Maragogi

2015

TEXTO REFLEXIVO SOBR A HISTÓRIA DAS MULHERES BRASILEIRA E ALAGOAS, REFLETIDO SOBRE A LUZ DO FILME, AS FONTES DAS MULHERES

        Assistindo o filme as fontes das mulheres, notei que as condições de vida das mesmas não eram muito boas, no filme os homens se aproveitavam das mulheres para fazer o serviço que era para eles fazerem, munidos de uma crença arcaica, já que se tratava de um serviço pesado, de carregar água na costa, subindo e descendo ladeira, em meio às montanhas de pedras, colocando a vida dela em risco, pois pelo que pude ver é que algumas mulheres grávidas chegaram até a perder seus filhos, enquanto os homens ficavam sentados conversando em grupo no Arraial do povoado.

        Muitas não concordavam, mas não tinham coragem para reclamar, foi quando uma delas perdeu o seu bebê, e a jovem Leila uma das únicas que sabia ler e escrever, conhecedora dos seus direitos e deveres, procurou juntas com suas companheiras forçar os homens a se encarregarem de levar a água para a aldeia, convencendo as suas amigas a fazerem uma greve de sexo. Foi uma luta muito difícil já que os homens eram autoritários e agressivos e chegavam até abater em suas esposas para que elas fizessem sexo com o mesmo.

        Mais elas não desistirão e conseguiram o seu objetivo de não, mas sub-rem a montanha para pegarem água, e com o seu manifesto conseguiram forçar a ao poder público a levar água encanada para aldeia em forma de um chafariz. Uma vitória e tanto para aquelas mulheres da época.    

        Analisando o filme e trazendo o mesmo para a nossa atualidade, hoje não é muito diferente, as mulheres ainda são muito discriminadas e criticadas e forçada a viver numa prisão domestica, cuidando do marido e dos filhos, sendo forçada a vontade do marido sem poder dar a sua opinião ou até mesmo ajudar nas despesas do lar, já que vivemos em um país cruel e miserável, onde os governantes não se preocupam com o bem estar de sua sociedade, pensando apenas em si mesmo, e esquecendo-se do seu semelhante que o colocou naquele lugar para governar e cuidar de sua sociedade.  

        Dando a ela as condições necessárias para viver dignamente, tendo direito à educação de qualidade, a uma saúde digna e a uma profissão coerente com o seu conhecimento e capacitação profissional. Ao longo da história podemos ver que a mulher em si, sempre se destacou com a sua criatividade e agilidade nas suas atividades, exercendo a sua função com dignidade e segurança, levando a mesma a se destacar e a tanto no lar ou em qualquer outro setor.

        Um dos fatores que levaram as mulheres a entrarem no ramo do trabalho industrial foi a mal a administração dos nossos governantes, levando os homens a perderem seus empregos e a sua dignidade profissional, pois as indústrias ao longo da história foram se modernizando e com essa modernização muitos não tiveram a oportunidade de se modernizar junto e perderam o seu valor profissional mediante a sociedade industrial.

        Com isso muitas mulheres movidas por um impulso protetor se levantaram e foram à luta para não ver a sua família serem destruídas, e se capacitaram e se destacaram e começaram a ocupar cargos importantes nas indústrias, que antes só eram ocupadas por homens. Dando inicio a uma nova modernização industrial, com essa modernização elas passaram a ser alvo de discriminação e rejeição por sempre estarem se destacando em meios a uma sociedade machista e autoritária.

        E assim, com o passar do tempo elas foram crescendo e se destacando cada dia, mas, no ramo industrial, e mais tarde começaram a ocupar também cargos políticos, como associações, sindicatos, movimentos partidários e altamente na política partidária do nosso país (Brasil), tendo como presidenta uma mulher. Para reger o nosso país, cargo de altíssimo nível, onde antes só quem podia ocupar eram os homens, muitas vitórias as mulheres brasileiras tem alcançado ao longo de toda a história brasileira.

        Mulheres que sempre lutaram e nunca desistiram, com essas lutas muitas chegaram a perder até as suas vidas, foram queimadas vivas e mesmo assim venceram o preconceito machista e estão hoje fazendo parte da história do Brasil.

        Mas não é que com isso, o preconceito e a discriminação por ser considerada a parte frágil da sociedade mudaram, ainda hoje vimos e sentimos na pele o descaso de homens cruéis e arrogantes que não aceitam que as mulheres ocupem e si destaquem no meio da sociedade ocupando o seu lugar lentamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com