Sistema de Custeio
Por: babi90210 • 20/5/2016 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
1) Como acontece a evolução dos Sistemas de Custeio?
Na década de 1920, estabeleceu-se o Custeio Tradicional, grande parte das organizações baseavam-se na produção em massa de produtos com pouca diversidade, era utilizada mão de obra intensiva.
Os custos diretos (ligados diretamente à produção) dominavam na composição dos custos; o Custo Tradicional foi praticamente adotado universalmente, devido a sua facilidade.
Com a ocorrência de mudanças, como o aumento dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e processos, ocasionou a obsolescência do Custeio Tradicional dando lugar as novas técnicas inovadoras como o Custeio ABC.
2) O que é o Sistema de Custeio ABC?
Para as empresas acompanharem o mercado, as organizações precisavam investir em qualidade, para os clientes internos (funcionários) quanto para os clientes externos, os custos indiretos aumentaram e já não podiam ser tratados como sistema tradicional, assim surge o Custeio ABC.
O Custeio ABC tem como objetivo suprir a necessidade de informações sobre o custo da necessidade de recursos de produtos, de serviços e de canais específicos. O Sistema possibilita um cálculo mais preciso do custo dos produtos individuais. A vantagem principal é que pode ser usado como uma ferramenta gerencial que estimula e suporta a melhoria contínua dos processos, da qualidade, dos parâmetros de desempenho da empresa e das próprias pessoas, pois focaliza os possíveis problemas ou oportunidades de melhora.
3) Com base no texto apresentado, podemos afirmar que o Sistema de Custeio ABC consiste no melhor Sistema de Custeio para as empresas brasileiras contemporâneas? Justifique a sua resposta.
Sim, pois através do Sistema de Custeio ABC a empresa pode verificar quanto gastou de forma direta e indireta na produção dos produtos, possibilitando conhecer os custos dos produtos de forma individual, isso acaba ajudando na elaboração do custo final do produto, pois o fabricante saberá quanto irá lucrar em cada produto fornecido ao mercado consumidor.
4) Efetue uma comparação pessoal sobre o desempenho dos Sistemas Tradicionais de Custeio e o Custeio pelo Método ABC. É possível o Gestor de Custos utilizar-se, simultaneamente, dos dois métodos?
Os Sistemas Tradicionais de Custeio só calculava os gastos diretos da produção, em uma época que havia pouca diversidade de produtos, era um método muito adotado devido a sua facilidade.
O Sistema de Custeio ABC verifica os gastos diretos e indiretos da produção, facilitando a visão do custo individual dos produtos.
Um gestor de custos deve escolher o melhor método de custeio, o Sistema de Custeio ABC possibilita uma visão mais ampla dos gastos envolvidos na produção de produtos.
...