TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO DE PROJETOS
Por: Delma Nunes • 18/9/2018 • Trabalho acadêmico • 653 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ISCS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Emily Nunes Pachêco RA D10647-3 Turma AD4q40
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO DE PROJETOS
SÃO PAULO
2018
1.MS PROJECT
O MS Project é um software complexo e poderoso, mas versátil e de uso fácil. Inicialmente, foi criado para desenvolver cronogramas, mas evoluiu a ponto de se tornar um excelente auxiliar na gestão de projetos, dos casos mais simples aos mais complexos.
A ferramenta permite planejar, programar e representar graficamente as informações sobre o trabalho que está sendo desenvolvido. Por esse motivo, tornou-se um dos softwares mais usados no mundo para o gerenciamento de projetos em pequenas, médias e grandes empresas. Tem como foco três fatores principais:
Prazo: é possível controlar o prazo de cada tarefa individualmente, bem como o prazo total estabelecido para o projeto. Isso permite que ele seja monitorado em termos de adiantamento ou atraso;
Recursos: o software permite atribuir quem vai fazer cada atividade prevista. Assim, evita-se sobrecarga de atividades e a organização fica mais fácil, permitindo tomar decisões mais assertivas com base em relatórios;
Custos: o MS Project possibilita que os custos, fixos ou não, sejam atribuídos ao projeto. Com isso, a formulação da precificação e seu controle ficam mais fáceis.
Esses fatores são gerenciados de forma interdependente e podem ser alterados no decorrer do processo. Dessa forma, se houver modificação em um deles, os outros serão afetados — como no triângulo de projeto. É possível, então, planejar e determinar o escopo do trabalho, bem como acompanhar o progresso das atividades.
Os ajustes no projeto são feitos dinâmica e simultaneamente, oferecendo à equipe uma visão geral que permite acompanhar as atividades de forma realista enquanto controla prazos, recursos e custos. Mas não precisa ser um gerente de projetos para tirar proveito dessa ferramenta. Ele pode te ajudar a organizar um projeto como pintar sua casa, comprar um carro e mantê-lo, e até mesmo construir uma casa na árvore.
2. Outros Sistemas de Apoio à Gestão de Projetos
2.1 Google Sheets
O Google Sheets, é uma ferramenta que pode ser usada para gerenciamento de projetos, além de controle de estoque, financeiro e até CRM.
Ela, na verdade, é uma super planilha eletrônica, muito usada por empresas que estão começando e têm poucos recursos disponíveis, como startups, por exemplo.
E se você quiser ainda mais provas dessa afirmação, recomendamos que dê uma olhada nesta postagem nossa aqui do blog, em que fica claro que o Google Spreadsheets é simples, grátis e muito eficiente.
Mas, para usos mais específicos em empresas que já estão melhor estruturadas e têm uma operação mais complexa, é melhor utilizar softwares mais avançados.
2.2 Trello
Um dos mais conhecidos softwares de gerenciamento de projetos, o Trello opera em um esquema de quadros divididos em listas e estas listas em cartões com tarefas.
Essas tarefas podem ser transferidas (arrastando e soltando), de uma lista para outra, conforme forem sendo executadas e completadas. É possível assinalar datas de entregas, checklists, “etiquetar cartões” por cores e realmente muitas outras funcionalidades, inclusive integrações com outros aplicativos.
...