TEORIA ADMINISTRATIVA: Neoclássica
Por: mazzetti123 • 3/12/2018 • Resenha • 589 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
CHIAVENATO, Idalberto: Abordagem neoclássica da administração.in: Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª edição, Barueri-SP: Manole, 2014. p.149 – 253.
Resumo:
• Precursores:
A teoria teve como principal precursor Peter Ferdinand Drucker, um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna. mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.
• Origem e enfoque da teoria:
No inicio da década de 1950, a teoria administrativa passou por um período de intensa remodelação. Com o desenvolvimento das indústrias e econômico houve muitas transformações obrigando assim haver mudanças sobre as teorias administrativas já criadas. A abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outras abordagens. Todas as teorias administrativas posteriores apresentam ou como ponto de partida ou como crítica para tentar uma posição diferente. A teoria neoclássica é uma atualização e redimensionamento da teoria clássica aos problemas administrativos atuais.
Os fundamentos da teoria são:
1- A administração é um processo operacional composto por funções, como planejamento, organização, direção e controle.
2- Como a administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo.
3- A administração é uma arte que como a medicina ou engenharia, deve se apoiar em princípios universais.
4- Os princípios de administração, a exemplo das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros.
5- A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador. Como ciência ou arte, a teoria da administração não precisa abarcar todo o conhecimento para servir de fundamentação cientifica aos princípios da administração.
A abordagem neoclássica consiste em identificar as funções do administrador e retirar delas os princípios fundamentais da pratica da administração, como orientar, dirigir,e controlar para um objetivo comum.
• Objetivo:
Princípios básicos da organisação são:
1- Divisão do trabalho: buscando a eficiência a divisão do trabalho deixando o processo complexo dividido em varias partes facilitando o objetivo final (linha de montagem). Aumentando a produtividade e melhor rendimento, eficiência. Reduzindo os custos.
2- Especialização: cada órgão ou cargo passa a ter tarefas específicas e especializadas.
3- Hierarquia:toda a organização hierárquica formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade aumentando o volume de autoridade do administrador. (diretores, gerentes, supervisores e funcionários/ operários)
4- Amplitude administrativa: Amplitude de comando ou controle significa o numero de subordinados que um administrador pode supervisionar. Segundo chiviato (2014p 164) a tendência atual nas organizações é de achatar e comprimir a estrutura organizacional, no sentido
...