TRABALHO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: Marcos Mattos • 22/5/2020 • Resenha • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 202 Visualizações
TRABALHO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Resenha Critica
SERRA - ES
2020
TRABALHO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Resenha Critica
Trabalho apresentado a disciplina Gestão de Recursos Humanos, como requisito parcial de nota, orientado pelo Prof. Dr. Omar Carrasco Delgado.
SERRA/ ES
2020
INTRODUÇÃO
A apostila foi publicada em 2014, pela faculdade Multivix, escrita pelos autores: Dadalto, Carolina Fonseca, Adriano Salvador na cidade de Vitória. Abordando os seguintes capítulos: 1. Recursos Humanos, 2. Gestão de pessoas e 3. Comportamento organizacional.
Em especial o terceiro capitulo da apostila tem ênfase nos processos de treinamentos, a importância dos treinamentos tanto para empresa, quanto para os funcionários, o objetivo dos treinamentos, o tipo de treinamento, e como escolher os métodos e técnicas de treinamento mais eficazes para a aprendizagem.
Com o avanço da tecnologia as empresas, instituições buscam a cada vez mais capacitar seus funcionários, pois uma equipe bem treinada é capaz de cumprir novos desafios, com qualidade, agilidade e sem desperdícios, com isso a equipe se destaca e sai na frente da concorrência, e os funcionários também ficam valorizados. Um exemplo disso são as montadoras de automóveis que adquirem novos equipamentos, buscando aumentar a produção, com isso precisam de pessoas capacitadas, capaz de operarem o equipamento, visando qualidade e agilidade na linha de produção.
DESENVOLVIMENTO
O rendimento de uma empresa cada vez mais é observado sob a ótica do funcionário e não do lucro por si mesmo. Isso é percebido quando levamos em conta que o produto ou serviço produzido e entregue ao consumidor foi feito por um individuo dotado de conhecimento e técnica para tal atividade. Pessoas movem uma organização.
Visando atualizar, reciclar, sobre alguns assuntos, levando os membros da equipe a ter uma visão diferente, mudando conceitos e trazendo valorização as instituições criaram processos relacionados ao desenvolvimento de pessoas nas organizações.
O principio base desses processos é a educação que extrai todas as potencialidades do funcionário, o subsistema de desenvolvimento de recursos humanos é formado por três processos: treinamento, desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento organizacional.
- TREINAMENTO
[pic 1]
Foto exemplo de um treinamento de equipe
De acordo com o dicionário, treinamento significa: Processo que torna alguém capaz de desenvolver determinada função, através de orientação ou instrução visando promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, aumentando a eficiência, a produtividade, promovendo segurança no trabalho, elevando os níveis de qualidade, diminuir desperdícios e retrabalhos, o conhecimento torna o indivíduo uma referencial no que ele faz junto ao mercado de trabalho.
Uma pergunta que deve ser feita constantemente pelos treinadores quem deve ser treinado? o que deve ser aprendido? pois dessa forma haverá uma evolução continua e melhora na qualidade do treinamento, pois se o treinamento for para uma pessoa iniciante deve ter um foco diferente do se for para treinar uma pessoa que já faz parte da empresa, a didática dos instrutores, preparo técnico, qualidade dos recursos como slides, sistemas de áudio, entre outros. É parte fundamental do crescimento do indivíduo. Deverá ser entendido como parte associada da educação e instrução, como apresenta o desenho abaixo:
[pic 2]
Fonte: CARVALHO, Antonio V.: 1989, p.57
Outra coisa que deve ser levado em conta é o ambiente onde será realizado o treinamento, muitas empresas não tem um local adequado para realizar os treinamentos, com isso a pessoa que está sendo treinada acaba cansando rápido, e não absorve o conteúdo da maneira adequada, muitas empresas acabam não investindo nos seus funcionários, por achar que é prejuízo, investir nas pessoas, porém o funcionário desqualificado não tem o conhecimento adequado para exercer algumas atividades, com isso gasta-se mais tempo na execução de tarefas, ocorre desperdício de materiais, uso inadequado das ferramentas. Um funcionário treinado é capaz de operar máquinas, ferramentas, desenvolver e melhorar o comportamento, elevando sua visão diante de novos desafios, preparando o empregado para novas posições e novos cargos.
Quando o profissional é treinado ele adquire novos conhecimentos, melhora suas atitudes e perfil, o beneficiário será ele mesmo, a própria organização que nele investiu e aqueles que têm suas vidas dependendo da plena atuação desse profissional.
Algumas empresas vêm adotando o método de treinamento por vídeo conferência, podendo ser aplicado em grupo ou individualmente, ou treinamentos práticos, facilitando o aprendizado fazendo melhor conexão com o meio de trabalho esse método é muito utilizado para cargos não gerenciais.
...