TRABALHO EM GRUPO
Por: 26061964 • 8/5/2015 • Relatório de pesquisa • 5.712 Palavras (23 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO DE PESSOAS
2.2 MERCADOS DE CAPITAIS
2.3 ESTRATÉGIA DE MARKETING
2.4 PESQUISA DE MERCADO
2.5 NEGOCIAÇÃO
2.6 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL2.6.1
2.6.1 Ações de Apoio à Cultura
2.6.2 Ações Sociais
2.6.3 Campanhas de saúde
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
O crescimento da obesidade na população urbana brasileira, oriunda do sedentarismo e da má alimentação comum em pessoas que vivem em grandes centros urbanos como Teresópolis, criou uma população que não está dentro do perfil que a maioria das empresas na indústria da moda identifica como mercado alvo.
Muitas mulheres reclamam do descaso de grifes e até mesmo do mau atendimento de vendedores de lojas ao perguntarem por roupas de tamanhos especiais. Para ter idéia do tamanho desta população que usa acima de 46, estima-se que 40% da população brasileira é obesa, afirma o médico endocrinologista Luiz Cláudio Castro.
Os grandes centros de compras de produtos de moda existem uma oferta muito pequena de produtos para o público feminino que necessita de tamanhos maiores. Assim, a oferta de roupas com qualidade e requinte, com o diferencial de terem modelos e desenhos desenvolvidos especificamente para este público enfrenta baixa concorrência.
O presente projeto apresenta informações e estimativas para abertura de uma loja de roupas de tamanhos especiais no município de Teresópolis, na Várzea, bairro que fica no centro da cidade que é um cluster de moda. Nota-se neste espaço a carência de oferta para esse público diferenciado.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Visitando outras lojas de roupas
Mesmo com os altos e baixos do ramo da moda, montar uma confecção é um dos desejos de muitas pessoas que querem entrar no empreendedorismo. Isso porque aparentemente o segmento é fácil de ser criado e administrado, um pensamento recorrente para muitas costureiras, o que realmente não é. É preciso muita dedicação e informação para montar uma confecção e não ficar vulnerável aos altos e baixos do mercado da moda.
Conforme solicitado nas instruções do portfolio, entrevistamos 2(duas) confecções de costura , a empresa Bem te vi e a empresa Gonçalves comercio de confecções LTDA, ambas de regime tributário simples, empresa de pequeno porte.
Uma germinou através da ideia de se produzir roupas elegantes e bem costuradas para menininhas, ou seja, do primeiro ano de idade a aproximadamente aos doze anos de idade. A outra se especializou em roupas para homens adultos.
Primeiramente a empresaria Cely proprietária da empresa Bem te vi se interessou pelo assunto e começou a pesquisar para constituir a empresa. Em busca de um grande sonho buscou uma sócia para a confecção acabou encontrando uma estilista, recém-casada e vinda de Santa Catarina, que se interessou pelo negócio e perceberam afinidades de suas habilidades decidindo unir-se para tornar a empresa viável.
Os produtos da empresa Bem Te Vi caracteriza-se por ser único e especial, já que as roupas possuem um desenho romântico, delicado, que condiz com a feminilidade.
Já a empresa Gonçalves formada pela família com o mesmo nome, atua no ramo de grandes empresários, confecciona ternos e roupas sociais masculinas em geral. Os sucessos da marca estão baseados na qualidade de seus produtos, na rede de representantes comerciais, na distribuição e na capacidade de atender a demanda. A família Gonçalves está há muitos anos neste mercado.
As roupas caracterizam-se por serem bonitas, mas também com um corte elegante e pela utilização de materiais de qualidade. São roupas duráveis e para a maioria dos consumidores para ocasiões especiais.
Os grandes diferenciais das confecções estão nos desenhos das peças, ou seja, o processo de criação, que procura ser diferenciado e agrega valor ao produto.
A pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos são à base do estilo das coleções de ambas, havendo um processo constante de busca por novas matérias primas, novos modelos e cortes, e a cada semestre é desenvolvida uma coleção baseada nesse processo criativo de pesquisa e desenvolvimento, primavera-verão e outono-inverno.
A primeira empresa o cliente final para o produto são as mães de meninas de 01 a 12 anos, que gostam de vestir suas filhas com roupas elegantes e confortáveis. A segunda são homens que se atenham para a elegância como diferencial.
Os clientes intermediários são os lojistas que atuam no mercado de confecção infantil focados em vender produtos de qualidade, com um valor agregado ao produto. Ambas estão a 5 anos no mercado.
3. EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO
3.1 ANALISE DE MERCADO
A análise de mercado é um ponto importante para o seu negócio o primeiro item é o estudo do público-alvo. Esse é um ponto fundamental nos negócios, pois sem clientes, não existe empresa. Precisamos conhecer muito bem o publico alvo para quem vamos oferecer seu produto ou serviço. Existem mais de um segmento de público-alvo.
Análise de Mercado:
- Mercado
A empresa planeja atuar em uma área consolidada há mais de 20 anos como um pólo atacadista de moda na região centro-sul de Belo Horizonte, o bairro Barro Preto.
...