Taylor e suas constribuições
Por: cristianmac1 • 24/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.201 Palavras (13 Páginas) • 296 Visualizações
- Em que contexto Taylor formula suas contribuições?
No contexto da Revolução Industrial, onde ocorria a substituição do processo artesanal por processo industrial.
- Por que a Administração Científica é assim conhecida, ou seja, como “científica”? Quais foram os principais métodos utilizados por Taylor?
Porque foram utilizados métodos da ciência aos problemas da administração para atingir a eficiência. Os principais métodos foram a observação e a mensuração.
- O que significa dizer que a ênfase de Taylor era “de baixo para cima”?
Que o foco era nas tarefas, no operariado.
- Qual era o principal objetivo almejado por Taylor?
Encontrar a maneira mais eficiente de realizar as tarefas.
- Fundamentalmente, a Administração Científica, mais especificamente a contribuição de Taylor, baseava-se em quatro grades eixos ou elementos essenciais. Apresente-os e explique-os.
Principio do Planejamento – Substituição do trabalho realizado de acordo com o que o operário acha correto por métodos planejados.
Principio Preparação dos Trabalhadores – Classificar os trabalhadores de acordo com suas características (onde elas se encaixam melhor) para produzirem mais e melhor. Estudo do tempo e movimento e lei da fadiga.
Principio do Controle – O supervisor vai supervisor se a tarefa está sendo realmente executada no tempo previsto e do modo como o planejado.
Principio da Execução – Distribuição das tarefas e responsabilidades para o trabalho ser executado da forma mais eficiente.
- Para Taylor, as indústrias de sua época padeciam de grandes males. Quais são eles e como o autor buscava enfrentá-los?
Vadiagem Sistemática dos operários – Treinou melhor os empregados criando a possibilidade de produzir mais e melhor.
Desconhecimento pela gerencia das rotinas de trabalho e do tempo necessário para a sua realização – Plano de controle onde o trabalho é executado no tempo pré – determinado.
Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho – Plano da supervisão onde todas as fases do trabalho deveriam ser supervisionadas para verificar se está sendo desenvolvido como o ensinado.
- A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA constitui uma combinação global que pode ser assim resumida: “Ciência em lugar de empirismo. Harmonia, em vez de discórdia. Cooperação não individualismo. Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade”. A partir dos conceitos trabalhados, explique o trecho acima destacado.
O trecho acima pode ser explicado através dos princípios básicos da administração cientifica. Ciência em lugar de empirismo (principio de planejamento), Harmonia, em vez de discórdia. Cooperação não individualismo (principio da execução), Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade (principio da preparação dos trabalhadores).
- Qual a visão de Taylor sobre o indivíduo e quais os reflexos disso em sua proposta de administração? Em sua resposta não deixe de abordar a famosa alusão ao “tipo bovino” referido pelo autor.
A visão de Taylor sobre o individuo é que ele é um ser estupido que serve somente para fazer parte da engrenagem utilizada para fazer a máquina girar, nada além disso. O reflexo disto na sua proposta é que o operário não é ouvido ele serve somente para a tarefa X e é ignorante como um boi, seu intelecto não é necessário para realizar determinada tarefa.
- A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos foi chamada de ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT). Apresente e explique os seus principais elementos.
Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos – Procura da melhor maneira de se executar a tarefa e elevar a eficiência do operário.
Estudo da Fadiga Humana – Evitar movimentos inúteis, era um redutor da eficiência.
Divisão do trabalho e especialização do operário – Cada um especializado em sua própria tarefa.
Desenho de cargos e tarefas – Especificar o conteúdo de tarefas de uma função e como executa-la.
Incentivos salariais e prêmios de produção – Remuneração baseada na produção de cada operário (salário por peça).
Conceito de Homo Economicus – Homem só é motivado pelo medo da fome por isso trabalha para ganhar dinheiro.
Condições de trabalho – Melhoria do ambiente, porque é essencial para obtenção da eficiência.
Padronização – Aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir custos.
Supervisão Funcional – Cada supervisor cuida de um determinado processo (divisão do trabalho e desenho de cargos). O supervisor chefe cuida da especialização do nível do supervisor funcional.
- O que significa dizer que em Taylor há uma clara e definitiva separação entre o pensar e o fazer?
Significa que o operário somente irá fazer o que o executivo (que tem o poder de pensar e que segundo Taylor é o único que tem esta habilidade) mandar, sem opinar.
- Apresente e explique as principais críticas a Taylor e à Administração Científica como um todo.
Sistema fechado – Não fala da concorrência e nem do ambiente.
Abordagem Incompleta da Organização – Focou somente nas tarefas e não olhou o todo.
Ausência de comprovação cientifica – Taylor olhou, analisou e tabulou uma solução.
- Por que Henry Ford foi teve uma importante contribuição na aplicação dos princípios de Administração Científica e em quais são os aspectos inovadores de sua contribuição para a produção industrial?
Através da linha de montagem ele conseguiu uma produção em massa rigorosamente padronizada. A linha de montagem desenvolvida por ele, era inovadora, as peças vinham até o operário, otimizando consideravelmente o tempo. Devido ao valor final relativamente baixo do produto, Ford vendia os carros antes mesmo de fabrica-los, gerando assim um ótimo fluxo de caixa.
...