TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria da contabilidade

 A contabilidade e uma pratica antiga aplicada mesmo antes de ser rotulada.

No inicio do século XIX a contabilidade foi reconhecida como uma ciência que objetiva o estudo de patrimônios das entidades seus fenômenos e variações.

A contabilidade e um sistema de informação, avaliação e analise de economia, financeira, física e produtiva que tem como objetivo informar, demonstrar dados, técnicas de acumulação, ajustes e emoções de relatórios aos usuários.

Os usuários são pessoas físicas ou jurídicas internas ou externas com interesses na citação e na evolução da entidade.

Quando se fala na informação econômica ela visa o capital, patrimônio e resultados.

Na informação financeira considerasse o capital de giro e o fluxo de caixa.

A informação física faz parte de um importante desdobramento da evolução da teoria do sistemas contábeis que avalia valores monetários, quantidade de produtos ou serviços , numero de depositante em estabelecimentos bancários em numero de funcionários. Essas informações permite a evolução do empreendimento por parte do usuário.

Informação de natureza de produtividade e a utilização de dois conceitos financeira e físico tais como receita bruta perca pita, deposito por cliente.

Na financeira e ecomica esta o núcleo central da contabilidade.

O objetivo dessas informações e ajudar no processo decisório e na tomada de decisão.

Cabem as empresas dar destaque as informações que permitam interferências no futuro da entidade.

Quando a contabilidade visa a teoria ao invés da modelo isso torna a informação mais clara mais precisa.

A contabilidade e uma ciência social quando suas informações auxilia na tomada de decisão e metodologia e parcialmente social depende das circunstancia que se encontra,  e parcial quantitativa por surgir em equações patrimoniais. A Contabilidade é um poderoso instrumento para a tomada de decisões, seja qual for o tipo de usuário.  A Teoria da Contabilidade dá suporte para que a Contabilidade exerça o seu papel como um sistema de informação e avaliação destinado a oferecer a seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, atendendo aos objetivos da Contabilidade, que são: avaliar a riqueza, medir a variação da riqueza e proporcionar dados para a tomada de decisões.  Com o objetivo de ter informação cada vez mais correta e reveladora, foi-se formando um corpo doutrinário que, constantemente, está evoluindo e aperfeiçoando-se ao longo do tempo.  Surgem os Princípios Fundamentais que precisam ser seguidos na prática a fim de que se produzam informações que atendam ao objetivo de bem informar.  Vai-se formando a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade que visa basicamente à estruturação dos relatórios contábeis.  O principal relatório é sem dúvida, o Balanço Patrimonial.  Os conceitos de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido são importantíssimos para o objetivo principal da Contabilidade: a tomada de decisões.

Alguns teóricos dizem que a Contabilidade existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo.  Este pastor, para contar o conjunto que representava sua riqueza utiliza-se de pedrinhas que estava ao seu lado, separando uma pedra para cada ovelha do seu rebanho, guardando-as com cuidado, pois o conjunto representava a sua riqueza em determinado momento, executando assim o que hoje o profissional contábil chama de Inventário.  Ao fim do inverno o pastor voltava a cuidar do seu rebanho em outro ambiente, administrando sua riqueza.  Novas ovelhas nasciam e já se percebia que os nascimentos eram maiores que a mortalidade e o descarte (uso).  A lã era retirada e negociada. O tempo passava e novamente a neve caia.  Nada mais natural que fazer nova contagem do rebanho.   Um novo conjunto de pedrinhas era separado e comparado com o anterior, verificando-se o aumento ou diminuição da sua riqueza.  Todavia, o pastor não queria apenas avaliar o crescimento do plantel.  Queria também avaliar a lã produzida naquele período, pois além de proteger a família também fora utilizada como meio de troca na aquisição de instrumentos de caça e pesca.  Além disso, havia uma quantidade de lã recém obtida no processo de tosquiamento neste inverno.  O homem estima a troca das ovelhas e da lã por instrumentos, agasalhos e seu estoque de lã e faz a representação do Total da Riqueza à sua disposição , considerando quantas ovelhas ele utilizou do seu rebanho para consumo próprio e quantas ele negociou, representadas por pedrinhas:

Ética Profissional

Cada profissão possui um conjunto de normas que devem estar na base da conduta dos profissionais, o código de ética. A ética profissional não propõe leis e, sim, estabelece parâmetros que distinguem o profissional que desempenha bem sua função do profissional que a desempenha de forma desrespeitosa (para si e para a sociedade).               

 Trabalhar com ética profissional significa trabalhar de acordo com o código de ética profissional específico estabelecido pelo grupo de pessoas que atuam na área e pela sociedade. Todas as funções que o homem pode desempenhar na sociedade têm um código de conduta com elementos específicos. Nenhum profissional pode ser bom se não tem ética profissional.A ética profissional no trabalho engloba alguns comportamentos éticos que são esperados dos profissionais de todas as áreas; atributos que também fazem parte do ser ético na vida como um todo, não apenas na vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com