Teoria do consumidor
Por: Mailiny Alves • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 702 Palavras (3 Páginas) • 796 Visualizações
1. Define utilidade total e utilidade marginal.
R: Utilidade marginal: é a utilidade que a última unidade consumida acrescenta á utilidade total decorrente do consumo de uma adicional de uma mercadoria.
Utilidade total: é a utilidade derivada ao consumo de qualquer coisa que cresce na medida em que aumentamos o numero de consumo por dia, com isso o crescimento sempre vai ser maior cada vez mais.
2. Enuncie a lei da utilidade marginal decrescente. Relacione essa lei com inclinação negativa da curva de demanda.
R: A lei da utilidade marginal decrescente: à medida que aumenta o consumo de determinada mercadoria, a utilidade marginal dessa mercadoria diminui. A relação dessa lei com a inclinação negativa da curva de demanda é que a utilidade marginal diminui á medida que aumenta os bens consumos.
3. Os primeiros economistas tiveram grandes dificuldades em relacionar o preço de uma mercadoria com sua utilidade. O motivo dessa dificuldade pode ser facilmente entendido por uma observação de Adam Smith, um brilhante economista escocês do século XVIII. Nada é mais útil, dizia Smith, do que a água. Entretanto, poucas coisas têm o preço é menor do que ela. Já o diamante é de pouca ou nenhuma utilidade. Todavia seu preço é extremamente elevado. Assim, aparentemente, utilidade e preço não possuem nenhuma relação entre si. Essa aparente disparidade entre utilidade e preço ficou conhecida como o paradoxo do valor. Você seria capaz de resolver esse paradoxo, restabelecendo uma ligação entre utilidade e preço?
nyt
R: Sim, porque o paradoxo e qualquer unidade de bem ele valem de acordo com a satisfação das necessidades e desejos que se obtém da ultima unidade disponível do bem. Por exemplo, água como diz Smith, a água no deserto 1 copo ele vale mais que 1 diamante, mais todos tem o desejo de ter os dois. Mas porem, se tivesse numa cidade com sistema de água, então a água não ia vale quase nada já o diamante sim por que e um desejo que todos querem. Então a ligação dele entre a utilidade e o preço e relativa com o paradoxo dependente da situação.
4. A curva de oferta de determinado mercado é dada pela expressão Qs = 100+10P, no qual Qs é a quantidade ofertada e P é o preço da mercadoria. A curva de demanda desse mesmo mercado é dada pela expressão Qd = 500–10P. Calcule o preço e a quantidade de equilíbrio e o excedente do consumidor.
R: Qs = Qd
100 + 10p = 500 - 10p
10p+10p = 500 – 100
20p = 400
P = 400 / 20
P = 20 (é o preço do equilíbrio)
Para achar a quantidade de equilíbrio e só substituir o P pelo 20:
Qe = 100 + 10 x 20 = 500 – 10 x 20
Qe = 100 + 200 = 500 – 200
Qe = 300
O excedente do consumidor e Q = 0:
Q = 0
0 = 500 – 10p
P = 500 / 10
P = 50
O
...