Tipologia Clássica
Por: Heitor1121 • 13/8/2016 • Trabalho acadêmico • 462 Palavras (2 Páginas) • 924 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Aluno: Heitor Alves de Azevedo.
Matrícula: 15113110119.
Disciplina: Ciência Política.
Curso: Administração Pública.
Atividade Avaliativa 1
Tipologia Clássica
Aristóteles foi um filósofo grego do século IV a. C, que foi considerado o discípulo de Platão.
Para Aristóteles, existiam os seguintes tipos de poder:
- Poder paterno: exercido de pai para filho nos interesses do filho;
- Poder despótico: exercido pelo senhor sobre seus escravos no interesse do senhor;
- Poder político: exercido pelos governantes sobre os governados no interesse de ambos.
Aristóteles considera apenas três dos quatro elementos do poder, no qual são: o sujeito, o objeto e o fim. Aristóteles não considera o meio como elemento de poder.
Dentre os tipos de poder citados acima, o poder político é o mais reflexível para se entender, pois muitas vezes, os governantes exerciam poder sobre os governados para os interesses próprios.
Diante disso, a tipologia aristotélica agregou três categorias que seriam as formas do poder no qual são:
- O governo de um só;
- O governo de poucos;
- O governo de muitos.
Para Aristóteles, o governo bom é orientado em satisfazer o interesses de todos, governantes e governados, fazendo assim que seja exercido por um só indivíduo, o rei, no caso de monarquia, por uma minoria, os melhores, no caso da aristocracia, e pela maioria, no caso politeia, que significa o governo da pólis(cidade-Estado).
Já o mau governo, as formas de governo é sempre em satisfazer os interesses dos governantes e também pode ser exercido por um indivíduo, no caso tirano, que exerce poder em seu próprio interesse, por uma minoria, isto é, pelos mais ricos, que exerce poder em seus próprios interesses, e pela maioria que exerce poder em seus próprios interesses, em detrimento da minoria(democracia).
Tipologia Moderna
Criada por Norberto Bobbio, em que para ele era constituído o poder com: o sujeito, o objeto, o meio e o fim.
De acordo com ele, o poderes são:
- Poder econômico: exercido por aquele que se tem posse de bens sobre indivíduos que não tem o mesmo e que através do trabalho ganham seu salário; Ex: Dono de empresa ao colaborador, o banco sobre empresas.
- Poder ideológico: exercido por uma pessoa que acredita em algo, sobre os outros indivíduos que acreditam na mesma crença. Ex: o padre sobre os fiéis.
- Poder político: fundamentado na posse dos instrumentos dos quais exercem a força física, isto é, através das armas e qualquer espécie parecida. Ex: pagar impostos, cumprir leis e matar ou morrer, no caso de guerra.
De acordo com a tipologia moderna, o Estado exerce um poder politico sobre a sociedade contemporânea e civilizadas, forçando a sociedade pagar impostos, cumprir as leis e ajudar sua pátria em casos de guerras. O Estado acaba nos forçando a cumprir estas normas, que se não cumpridas, nos tem consequências severas, como prisão ou pagamentos em outro tipo de serviço.
...