Desenvolvimento da atividade Escopo do Produto Segundo o Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide, 2017), escopo do produto são as características que descrevem o produto, serviço ou resultado. Tendo como objetivo, o time de projeto precisa compreender os recursos e funções que o cliente pede para ser desenvolvido e precisa caracterizar corretamente suas propriedades com o intuito de entregar uma versão final. Dentre as definições do escopo do produto estão medidas, número de componentes, preferências de estilo, entre outras. Um exemplo é a construção de uma casa que consiste em ter como requisites: 2 andares, 3 quartos (com uma suíte), sala de recepção, sala de estar, cozinha, lavanderia, 2 banheiros, jardim externo, estacionamento coberto para 2 carros. Um produto só deve ser considerado completo quando todas as definições e alterações são definidas no escopo do produto, na medida do possível. Esse é o ponto de partida fundamental para qualquer projeto que busca atender a necessidade do cliente, sendo assim, sua importância em saber a demanda para atendê-la para realizar o projeto do produto.
Escopo do Projeto Segundo o Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide, 2017), o trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. Se o escopo do produto é entender as características que o produto deve ter, escopo de projeto é mapear o trabalho necessário para construir essas características no produto resultante do projeto. Por isso é necessário definir o escopo do produto para então definir o escopo de projeto: é preciso saber o que deve ser entregue para definir como será feito. Resumidamente, escopo do projeto é o meio para alcançar o objetivo que é definido no escopo do produto geralmente são normas, leis, ou restrições que seu projeto não pode infringir. Por exemplo: Uso de capacete em uma obra, leis ambientais, ISOs, etc. Um exemplo que podemos usar é o da construção de uma casa: Construir uma casa na cidade Uberaba-MG, infraestrutura (escavação, fundação), superestrutura (paredes, cobertura, sistemas elétricos, acabamento), mão de obra e comunicação.
Abordagens Preditivas De acordo com o PMI (2017b) existem quatro tipos de ciclos de vida de projeto. No ciclo de vida preditivo, trata-se do processo sequencial, sendo a abordagem mais tradicional, com os esforços de planejamento ocorrendo em uma fase inicial do projeto. Depois é realizada uma única jornada. Existe a vantagem de se trabalhar em um ambiente de baixo grau de incertezas e complexidade, permitindo poucas mudanças e poucas entregas intermediárias. Ou seja, você conhece exatamente o que deve fazer e planeja passo a passo desde o início do projeto. Espera-se que sejam conhecidos e definidos de antemão (upfront), o escopo, prazo e custo o mais cedo possível no ciclo de vida do projeto, que assim irão compor todo o planejamento do projeto. As mudanças que vierem só farão parte do escopo, prazo e custo se forem aprovadas por um comitê de gestão de mudanças. Quando o projeto passa à fase de execução, os esforços se direcionam para cumprir o que foi combinado com os stakeholders, e o sucesso do projeto é medido e avaliado conforme a aderência do que foi planejado versus o que foi realmente executado. Mais utilizada em ambientes estáveis (Exemplo: construção de uma usina nuclear)
Abordagens Adaptativas
Nas abordagens adaptativas, o escopo está numa lista priorizada de requerimentos, alimentada diretamente pelas áreas de negócio da organização. Esta lista (Product Backlog ou outro nome similar) pode ser alterada rapidamente quando forem alteradas as circunstâncias do projeto, do mercado ou qualquer outra. Essa abordagem é focada em ciclos curtos de planejamento, inspeção e adaptação. Ou seja, você planeja cada fase de acordo com o aumento conhecimento do projeto durante sua execução. O ciclo de vida adaptativos/ágeis, são interativos ou incrementais. O escopo detalhado é definido e aprovado antes do início de uma iteração. O escopo de um projeto adaptativo/ágil pode ser desmembrado em um conjunto de requisitos e trabalhos a serem executados, comumente chamado de Backlog do Produto. Assim, os resultados são constantemente entregues e a organização se beneficia dos “quick wins”, os resultados em doses menores e incrementais, além de entregas frequentes. Mais usada em ambientes sujeitos a alterações frequentes (Exemplo: projetos de pesquisa e inovação). Combinar Scrum, Kanban, XP, FDD de acordo com o problema.
Fontes: https://4mm.com.br/noticias/escopo-do-produto-x-escopo-do-projeto-quais-sao-as-diferencas http://planitgp.com.br/escopo-do-produto-e-escopo-do-projeto-qual-a-diferenca/ http://www.flbinfo.com.br/2019/02/10/metodos-preditivos-e-adaptativos/
|