Trabalho de conclusao de curso administração
Por: richrhaissa • 11/7/2017 • Monografia • 2.655 Palavras (11 Páginas) • 1.195 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Rio Grande
2017
RICH FURTADO FRANCO[pic 6]
[pic 7]
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Faculdade Anhanguera de Rio Grande.
Orientador: Deise Verissimo.
Rio Grande
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 O Problema 4
2. OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral ou Primário 5
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 5
3. JUSTIFICATIVA 6
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 .METODOLOGIA 11
6 .CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12
7. REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
A intenção do presente trabalho é de ampliar a percepção e a consciência de líderes e gestores no que tange ao papel da liderança, frente aos tempos em que, a única certeza, são as mudanças. Fato que todas as empresas buscam um diferencial que as identifique e as distinga das demais. O contexto da liderança que, por si só, também já nos remete aos princípios das teorias motivacionais.
Cada vez mais as organizações vêm exigindo novas qualidades do trabalhador. Este homem, considerado como polivalente, além da complexa tarefa de simplesmente viver bem, também tem que enfrentar a necessidade insaciável de acompanhar os avanços tecnológicos e o imenso desafio de manter-se atualizado perante o incalculável volume de informações. Nesse sentido, a figura do líder, existente desde o início das civilizações, passou a ser uma competência cada vez mais exigida dos profissionais pelas empresas.
Sendo assim, e da seguinte forma vamos identificar os principais conceitos relacionados à motivação nas organizações, pois conforme exposto acima, não há que se falar em liderança, sem a Motivação Organizacional, uma vez que trata-se de um processo cíclico, ou seja, que interage diretamente no ambiente organizacional.
O Problema
Qual a importância da motivação e liderança no ambiente organizacional?
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral ou Primário
O objetivo deste trabalho é apresentar evidências sobre a importância que há entre a motivação e liderança para as organizações
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários
Para uma melhor compreensão e análise do assunto, delimitamos alguns objetivos específicos que auxiliarão no estudo e compreensão do assunto escolhido, sendo eles:
- Identificar o modo como a motivação pode ser trabalhada no ambiente de trabalho;
- Entender o modo como se estabelecem as lideranças no ambiente de trabalho;
- Demonstrar de que modo os itens acima citados poder impactar na produtividade e gerar uma melhora para as organizações.
3. JUSTIFICATIVA
Este trabalho se justifica pelo estudo de dois fatores de extrema importância no mundo empresarial: a motivação, a liderança e o impacto sobre um dos maiores focos de uma empresa, a produtividade. Da forma com o que a globalização está crescendo, estas variáveis determinam que as empresa melhorem seu método sobre a competitividade como condição de sobrevivência. Nesse sentido as pessoas, funcionários, trabalhadores acabam se constituindo com o mais importante recurso da organização, visando identificar o papel do líder junto com as características pessoais que formam o melhor método de liderar uma equipe de colaboradores.
Sabendo-se da importância para as organizações, a motivação é um processo que configura um maior envolvimento e comprometimento das pessoas no desenvolver das suas atividades, dessa forma cada líder atua e se relaciona de maneira pessoal com seus subordinados, com isso os mesmos podem adotar comportamentos adversos em suas atuações, se for um ponto positivo, esses comportamentos podem melhorar em resultados para a organização, assim se tornam mais produtivos e favoráveis a novos desafios.
A competitividade e a lucratividade das organizações atualmente não estão mais sendo decididas por máquinas ou pela tecnologia ou mesmo pela capacidade de produção e flexibilidade de processos, mas pelas pessoas que trabalham nessas organizações. Deste modo, a questão da motivação se tornou de suma importância para as organizações conhecerem meios de manter seus funcionários motivados e comprometidos a executarem seu trabalho e conseqüentemente alavancarem o sucesso e os lucros da organização. Nota-se que a cada dia há um maior interesse organizacional em impulsionar a motivação, tendo como objetivo melhorar seus resultados finais, os empregados são a peça chave, para que isso aconteça, as organizações investem em treinamentos, dinâmicas e palestras, essas ações teria de ser incorporada a cultura das organizações, sendo exercida diariamente nas relações no âmbito empresarial.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na atualidade observamos o estudo da Liderança dentro das organizações como um fator motivacional no qual busca impulsionar colaboradores em prol de objetivos delimitados pela mesma. Neste contexto observamos alguns conceitos e premissas levantados por autores contemporâneos de suma importância para esse compreendimento.
“Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. (robbins,2005,p.212)’’.
‘’motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. (robbins,2005,p.88)’’
...