Trabalho em Grupo
Por: adrianasousa2347 • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 394 Palavras (2 Páginas) • 453 Visualizações
UNIP
TRABALHO EM GRUPO
ALUNAS: ADRIANA SOUSA DOS SANTOS
RA: 1439114
LUCIENE REZENDE LUZ
RA: 1508311
POLO VILHENA
2015
Após uma análise do texto narrativo, foi possível inferir algumas interpretações acerca do assunto. Primeiro, a história é sobre um menino que recebe diariamente coisas e que as coloca na caixa, sem descrição de gênero ou função. Essa parte mostra que o menino não possui distinção em relação aos objetos que ele recebia do entregador. Apesar de não fazer distinção, os objetos começam a se amontoar na caixa, fazendo-a deformar. Muitos dos itens dentro da caixa já eram iguais aos antes colocados.
Apesar de o entregador lhe lançar diariamente os objetos, o menino apenas abre a caixa mecanicamente e só a abre no outro dia. Como um processo de aprendizado ou leitura, ela deve ser feita diariamente, estimulando o conhecimento por parte do aluno. O conhecimento é construído a partir do momento em que se elabora a sua própria ideia a respeito do objeto do conhecimento
Quando a caixa se rompe, dela são lançados todos aqueles objetos ali guardados, sendo atirados para todas as direções. O menino começa a ter outra visão. Surge então sua primeira ideia. As ideias surgem de conexão de fragmentos, ou seja, a partir dos fragmentos lançados pela caixa o menino teve um novo olhar sobre a realidade.
Após explicitar a compreensão do texto, estratégia de leitura e escrita de texto. No que refere-se a escrita, pode-se inferir que trata de um texto tipo narrativo, o narrador conta-o na 3ª pessoal do singular, referindo-se ao menino. E o seu gênero é o conto, por base do assunto, estilo e formato.
Segundo Goodman existem estratégias para fazer uma boa leitura, as estratégicas básicas são a seleção, predicação, inferência, confirmação e correção. Nesse texto “O Menino e a Caixa” podemos inferir que através do título o leitor pode levantar hipóteses sobre o assunto do texto. A inferência textual que possibilita a análise e conclusão lógica de fatos e acontecimentos a partir de informações implícitas do texto, com significado subjetivo. E durante a leitura há a confirmação da hipótese levantada no texto.
Esse texto é constituído de linguagem simples, porém seu sentido não é explicito, o que leva a uma boa interpretação do leitor. Ao decorrer da leitura, e ao repeti-la a visualização do texto vai se tornando mais clara. Como ele exige mais a compreensão pode-se dizer que ele exige a estratégia cognitiva do leitor.
...