Trabalho individual 1º semestre adm
Por: brunoguerim • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.578 Palavras (7 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................
2.1 Questão 1..............................................................................................................
2.1.1 Questão 2...........................................................................................................
2.1.1.1 Questão 3........................................................................................................5
2.1.1.1.1 Questão 4.....................................................................................................6
2.1.1.1.1.1 Questão 5..................................................................................................6
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8
REFERÊNCIAS ..........................................................................................................9
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre o curso de Bacharelado em Administração. Tem como principal assunto as atividades dos Freelancers, suas rotinas, seus trabalhos as vantagens de desvantagens de quem opta por este tipo de trabalho.
- DESENVOLVIMENTO
- Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
As organizações burocráticas seguem a lógica estatal. Como o próprio nome diz, há uma espécie de burocracia. Existe regulamento, normas e horários a serem respeitados. Já empresas como a IBM é transnacional, obedecem à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. Com isso, essas empresas conseguem trabalhar com as duas alternativas facilitando as tarefas e diminuindo os gastos.
- Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.
Devido à elevada evolução da tecnologia, a economia caminha para um novo modelo de produção baseado num conteúdo colaborativo e muito organizada, abandonando a hierarquia e o controle. O presente é influenciado pelas plataformas digitais que se proliferam através da internet.
A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais. Atualmente a IBM é uma das precursoras do mercado, praticando transferência nas informações em seus projetos.
O Facebook é atualmente, o maior site de relacionamento do mundo. Ele tornou aberto a todos os usuários, incluindo estudantes, pessoas e empresas, um dos grandes méritos do Facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários.
O Google conta um sistema de círculos de amigos, podendo adicionar qualquer pessoa não precisando aceitar a um convite como nas redes convencionais. Os líderes da Google querem que seus empregados "pensem em voz alta" e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Os métodos da Google atraem talentos, pois ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, a Google permite que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontade e orientação. Já o Facebook conta com o sistema tradicional de lista de amigos, sendo necessário enviarem convite às pessoas para que elas entrem em sua lista. Esse meio exige uma aprovação de quem recebe o convite.
Em ambos é possível escolher grupos específicos de usuários para compartilhar conteúdo.
2.1.1.1 Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.
a) São Paulo - Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]
b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.
c) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas — o equivalente a um terço da força de trabalho americana — dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.
d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.
...