UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
Por: guisancassani • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.986 Palavras (8 Páginas) • 238 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Guilherme Sancassani, RA 0523099
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
PIM III
Campinas/SP
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA
Guilherme Sancassani, RA 0523099
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP. Orientador: Sérgio Marcelo Cecatto.
Campinas/SP
2019
RESUMO
O estudo feito com a Universidade Estadual de Campinas visa principalmente, o comparativo entre os servidores Docentes e Não Docentes e a respeito das receitas e despesas da Universidade.
Os funcionários Não Docentes estão distribuídos nas mais diversas áreas de atuação da atividade meio da entidade, entre elas a de técnico administrativo, técnico em enfermagem, enfermeiros, tecnólogos e profissionais graduados nas mais diversas áreas de atuação.
Cabe ressaltar ainda que, a UNICAMP tem, hoje em dia, dois regimes de contratação, um deles pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e outro pelo Estatuto dos Servidores da UNICAMP (ESUNICAMP), a depender da data do ingresso do servidor, porém ambos gozam de estabilidade, após aprovação em estágio probatório.
Assim, nota-se a grande disparidade entre benefícios e prejuízos entre as classes de trabalhadores, regimes de trabalho e as contas da Universidade.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................................05
- RECURSOS HUMANOS..................................................................................06
- Da DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos).....................................06
- Da ADP (Área de Departamento de Pessoas)...............................................07
- Dos Docente..................................................................................................08
- Dos Não Docentes.........................................................................................10
- Do Planejamento do Pessoal..........................................................................11
- CONTABILIDADE...........................................................................................12
- Desafios da contabilidade da Unicamp.........................................................12
- Balanço Patrimonial do Exercício de 2018...................................................13
- ESTATÍSTICA APLICADA............................................................................15
- CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................16
- REFERÊNCIAS.................................................................................................17
- INTRODUÇÃO
A Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, é uma entidade autárquica vinculada ao Estado de São Paulo, e têm Campus em Campinas, Limeira e Piracicaba, todas no interior do Estado de São Paulo e foi criada através da Lei N.º 7.655/62.
Segundo rege o Art. 2º da Lei supracitada, a Universidade tem por finalidade ministrar o ensino universitário graduado e pós graduado, promover a pesquisa pura e aplicada e formar e treinar técnicos de nível médio e superior.
Por se tratar de uma Autarquia, a Unicamp exerce atividade típica de Estado, portanto não há que se falar se é uma entidade que obtém lucro ou prejuízo, mas tão somente em déficit ou superávit.
Desta forma, cabe ressaltar que os recursos recebidos da Universidade vêm de diversas fontes, sendo que a mais importante e significativa é advinda do Tesouro do Estado de São Paulo, uma parcela do ICMS arrecadado pelo Governo, também chamado de recursos orçamentários. Isso não impede o recebimento de recursos advindos de Parcerias Públicos Privadas – PPP – e demais instituições incentivadoras de pesquisa, chamados de recursos extra orçamentários.
- RECURSOS HUMANOS
- Da DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos)
A UNICAMP possui em seu organograma uma área destinada aos Recursos Humanos, chamada de Diretoria Geral de Recursos Humanos, DGRH, esta área é responsável por todos os lançamentos de pagamentos, tanto de vencimentos, quando de pagamento de diárias, gratificações e vantagens adicionais ou temporárias para os servidores.
Além destas funções, esta Diretoria também trata de provimentos e vacâncias no decorrer do ano, bem como procede ao recrutamento e seleção de estagiários e profissionais temporários, estes por meio de concurso público.
É considerado um órgão Estratégico, devido ao seu caráter de longo prazo e fundamental para a Universidade. Além disso, é um órgão da Administração Central da Universidade, vinculado à Reitoria.
Através deste órgão, as unidades informam suas necessidades de nomeação e remoção de servidores e redistribuição de cargos.
Portanto, a DGRH é um órgão importantíssimo na estrutura da Universidade, dado seu caráter, funções e principalmente pela sua dimensão. Em que pese o exposto, este órgão se descentralizou para conseguir atender todas as atribuições a que se destina e criou as Áreas de Departamento de Pessoas (ADP`s).
- Da ADP (Área de Departamento de Pessoas)
ADP ou Área de Departamento de Pessoas é uma descentralização do órgão DGRH, que foi citado no subtópico anterior. Possui atribuições correlatas às do órgão que as criou e tem por principal função subsidiar e informar a DGRH das movimentações de pessoal.
Neste contexto, temos a ADP como um braço da DGRH, sendo que a demanda de vagas, por exemplo, é passada pelo administrador responsável por determinada unidade e a ADP deste local então comunica a DGRH que então procede com todos os trâmites legais.
...