Uber Motivação Para o Consumo
Por: Gabriel Mascarenhas • 3/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 3.580 Palavras (15 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública (FACE) Departamento de Administração
Metodologia Científica Aplicada – MCA
Profº Paulo Bermejo e Profº Fábio dos Anjos
Gabriel Mascarenhas Rodrigues Do Amaral - 18/0016873 João Daniel da Silva Filgueira - 17/0059553 Kauê Guimarães - 16/0011175
Uber: motivação para o consumo.
Brasilia-DF
2018
Resumo: Este artigo busca entender como elemento relacionados ao marketing de experiência influenciam na tomada de decisão dos consumidores da Uber com relação a sua utilização no Distrito Federal. A pesquisa é resultado da aplicação de um questionário desenvolvido on-line e remetido à aos clientes da Uber. Os resultados indicam que há uma forte conexão emocional, entre usuários e empresa, entretanto ao contrário do que se imaginava não tem relação com economia de tempo e dinheiro, mas com valores de mudança de vida através da utilização do sistema e do serviço oferecido pela empresa. A pesquisa replica os estudos desenvolvidos por Ferreira, Freire e Pavei que escreveram sobre elementos de valores e motivadores emocionais, para usuários da Uber em Florianópolis, no ano de 2017.
Palavras Chave: Marketing de experiência; Uber; Elementos de valores; Motivadores emocionais e Distrito Federal.
Abstract: This article was written as a source of marketing information influenced by the decision-making of Uber consumers regarding their use in the Federal District. The research is an example of an application developed online and sent to Uber's clients. The results indicate that there is a strong emotional relationship between users and the company, the hypothesis was that the consumers, in Brasilia/Brazil, choose to Uber by time and money. This is a replica of a research carried out by Ferreira, Freire and Pavei on Indicators of values and emotional motivators, for users of Uber in Florianópolis, in the year 2017.
Keywords: Marketing experience; Uber; Elements of values; Emotional motivators and Federal District.
1
Introdução
O cenário do mercado atual, para as organizações, é composto por um ambiente altamente competitivo, onde a concorrência é acirrada e a complexidade das empresas e da própria sociedade aumentam em nível exponencial. As novas tecnologias de informação se tornam cada vez mais relevantes e as organizações precisam de uma alta adaptabilidade para se manterem competitivas. Para sobreviver nesse ambiente, as organizações precisam se adaptar a estes fatos (MILES e SNOW, 1986).
Neste contexto, com uma economia baseada na informação, “a concorrência entre as organizações baseia-se na capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação” (McGEE e PRUSAK, 1994, p. 244). Percebemos com isso a grande valorização não só da informação em si, mas como ela é compreendida pelo receptor. E esse também é o conceito que o marketing se adequa. Kotler (2000, p. 30) define marketing como um processo social “por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
O que o marketing das empresas atualmente tenta buscar é criar uma boa experiência ao usuário, utilizando a informação como matéria-prima. Dessa forma, entre os vários tipos de experiências tem-se as conexões emocionais (MAGIDS; ZORFAS; LEEMON, 2015; LÜBECK et al., 2016), é uma subárea do marketing de experiências, que se baseia na análise dos sentimentos e sensações causados no cliente enquanto a experiência de um serviço ocorre.
Neste estudo, busca-se validar ou refutar a seguinte questão: as conexões emocionais realmente interferem no processo escolha de um serviço de transporte privado urbano como o Uber? Quais são as mais relevantes nesse processo? Ou ainda, como esses serviços podem se relacionar emocionalmente com os clientes? O objetivo principal, portanto, é justamente compreender quais são as emoções que estão envolvidas no processo de escolha de um serviço e como objetivos secundários temos a seguinte questão: como isso afeta o consumo? De que maneira os valores influenciam na escolha?
A hipótese é de que há sim, fortes conexões emocionais que em maior ou menor grau interferem e se relacionam com os clientes, afetando seus padrões de consumo e influenciando nas escolhas desses consumidores.
Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa e documental, para obter maior conhecimento em relação a opinião de um total de 56 passageiros na cidade de Distrito
2
Federal. Assim, foi possível ter embasamento para a respostas das questões citadas acima. Foram utilizados como base os estudos de Ferreira, Freire e Pavei (2017): Uma
Uber experiência? Elementos de valores e motivadores emocionais de 2017 e Produção Acadêmica sobre experiências em serviços: uma revisão sistemática de 2018.
Metodologia
Considerando os resultados obtidos em Ferreira; Freire e Pavei (2017) e avançando nesses estudos, foram estabelecidas algumas etapas que estruturam a pesquisa. Inicialmente foi realizada a revisita aos autores na intenção de atualizar o levantamento bibliográfico. Foram pesquisados artigos científicos nacionais e internacionais, os artigos base para a pesquisa foram: Uma Uber experiência? Elementos de valores e motivadores emocionais de 2017 e Produção Acadêmica sobre experiências em serviços: uma revisão sistemática de 2018. Foram pesquisados também os temas: (1) experiência em marketing e (2) estratégias de marketing para aplicativos de transporte privado urbano.
...