Um exemplo de gestão empresarial
Por: Michellesales • 9/12/2016 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1][pic 2]
Aluno(s):
Michelle de Jesus Sales RA 1300926
POLO
BELÉM III
2016
UM EXEMPLO DE GESTÃO EMPRESARIAL[pic 3]
Carlos Alves de Brito, conhecido como um dos maiores empresários mundiais e presidente da Ambev no Brasil é considerado o melhor diretor executivo, mas para chegar a esse nível Carlos Brito veio de uma família de classe média, estudou no colégio tradicional do Rio de Janeiro, onde várias figuras ilustres também estudaram, formou-se em engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1989, depois de formado foi trabalhar como gerente de vendas na cervejaria Brahma dirigida por Paulo Jorge Lemann, foi aceito para o curso de MBA da Universidade de Stanford na Califórnia nos anos 80, uma das mais prestigiadas do mundo.
Sem recursos para fazer o curso de MBA Carlos recebeu ajuda de Lemann, mas com a seguinte condição de que Brito ajudasse a outra pessoa necessitada, sentindo-se tão gratificado não só ajudou como deu origem a Fundação Estudar, onde patrocinou mais de 600 estudantes brasileiros, inclusive no exterior.
Ao retornar, Brito integrou-se ao primeiro time de executivos da Brahma onde desempenhou e implantou com dedicação sua experiência, sendo um ótimo executivo e diferente de todos pelo seu figurino de calça jeans ou caqui, camisa com logotipo da empresa bordado, relógio esportivo e pulseira amarela escrita “I believe”, uma pessoa simples tanto na vida profissional como na pessoal, mas com muita personalidade.
Em 2005 começou a comandar a maior cervejaria do planeta, em seu ambiente de trabalho não tem sala, trabalha junto com outros diretores, não tem carro da empresa, viaja de classe econômica e não se hospeda em hotéis cinco estrelas e relata que era difícil trabalhar com ele por não houvir a opinião das pessoas, mas diz que agora já houve mais.
Em suas vizitas pelas empresas ele sempre carrega um caderninho de anotações para idéias que vão surgindo, Brito é incansável e detalhista não tem medo de pressão, gosta e exige participar de tudo que diz respeito à empresa.
Carlos juntamente com seu time Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira implantaram um sistema de metas, como o corte de gastos e custos constantes, que lhe rendeu uma grande margem de lucro incomparável na indústria. Brito diz que a cultura de uma empresa e essencial além da criatividade, inovação, apostar em correr riscos e fracassos gerando assim aprendizado.
No comando da InBev, Carlos Brito ensina que quando há uma fusão de empresas primeiramente temos que pensar em sonhos, gente e cultura nada de negócios e sim de valores e ética que são determinantes para ações na organização e diz também que quer pessoas na empresa que queiram avançar e conquistar mais e mais o objetivo da empresa se sentindo donos e não funcionários, deixando bem claro que para evoluir na empresa é preciso meritocracia, o profissional tem que ter desempenho de carreira e bater metas.
...