Uma Reflexão Sobre a EAD no Brasil
Por: Gabriela Santos • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.108 Palavras (9 Páginas) • 403 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 EDUCAÇÃO A DISTANCIA-CONCEPÇÃO E POLÍTICAS
2.2.EVOLUÇÃO HISTÓRICA.......................................................................................6
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
APÊNDICE A – ROTEIRO PARA O VÍDEO:A REALIDADE DA EAD NO BRASIL-CONCEPÇÃO E POLÍTICAS
APÊNDICE B - LINK VIDEO YOU TUBE- A REALIDADE DA EAD NO BRASIL- CONCEPÇÃO E POLÍTICAS.....................................................................................12
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a realidade da EAD no Brasil – concepção e políticas.Do ponto de vista prático é também uma exigência das disciplinas Tecnologias e Sistemas Interativos e Concepções e Políticas em Educação Mediada do Curso de Especialização em Educação a Distância da UNOPAR.Não é pretensão esgotar o tema mas tão somente introduzir o assunto e se apropriar de questões pertinentes tais como:definir ,de modo direto e objetivo o que se entende por EAD numa perspectiva atual.Também é importante identificar concepções e políticas, seus aspectos legais e como ocorreu a evolução desta modalidade de educação no Brasil. Ainda que de modo breve a discussão será desenvolvida em dois aspectos: no 1º momento,aborda-se a concepção e políticas da EAD com seus marcos;no 2º,apresenta-se a evolução da EAD no Brasil ao longo da história.Ao final do trabalho, nos apêndices que seguem apresentar-se-á o roteiro que serviu de apoio ao Vídeo e, o link do referido Vídeo que serviu de motivação a este trabalho.
- .DESENVOLVIMENTO
2.1.EDUCAÇÃO A DISTANCIA – CONCEPÇÃO E POLÍTICAS
As facilidades tecnológicas do mundo moderno tornaram possível a educação aberta e à distância . Entende-se por educação à distância “ o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.”(MORAN,2000) Nesta modalidade, de educação foi fundamental o desenvolvimento das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S).
O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) provocou mudanças significativas em fazer EAD, logo foi criando corpo,hoje, está presente em todos os setores, em particular, sua presença no sistema educacional faz com que reflitamos sobre pontos inerentes à educação, como:didática, metodologia, avaliação,planejamento, dentre outros pontos relevantes(BRASIL ESCOLA ).
Além do avanço das TIC’S, outros eventos também contribuíram para o cenário de implantação da EAD tais como:segundo KFOURI (2010), a aceleração do progresso da ciência e da tecnologia, a complexidade da vida moderna, as desigualdades internas de ordem social, econômica e cultural, demanda crescente por ensino superior etc.
O Brasil foi um dos últimos países a oferecer educação à distância, embora de fato, esta modalidade já tenha mais de cem anos no Brasil.Um país continental e complexo como o Brasil possui grandes distâncias geográficas e também grandes barreiras econômicas e sociais que precisam ser vencidas a médio e curto prazo. A educação é um poderoso instrumento de transformação.É preciso pensar não só no desenvolvimento econômico do país como também saldar uma dívida social com seus cidadãos oferecendo-lhes acesso ao conhecimento e à informação para que se complemente cada vez mais o processo de humanização de cada um.
Apesar de a EAD existir no Brasil há cem anos ou mais ela ainda não se efetivou como um processo universalizado de alcance para todos.Diversos fatores também concorreram para o atraso da implantação da EAD no Brasil.Certamente que as causas mais freqüentes não foram as de fundamento tecnológicos visto que estas já estão resolvidas há mais tempo.Se formos estudar com maior cuidado iremos descobrir que os maiores obstáculos certamente dependeram das decisões políticas do Estado brasileiro . Há muitos mal entendidos sobre esta questão ainda hoje.Assim podemos considerar como decisivos a Constituição de 1988 e a atual LDB/1996.
Foi somente a partir da Constituição Federal de 1988 nos seus artigos 205 e 209 conforme KFOURI (2010), que se estabeleceu a garantia pelo Estado do padrão de qualidade e avaliação dos programas de educação á distância.Também o art. 207 da Constituição determinou a autonomia às Universidades para gerir suas atividades de ensino; já a LDB de 1996, no art.80 dá equivalência entre cursos presenciais e a distância.Em 2001 o PNE reforça a necessidade da EAD. Entre 2002 e 2006 se estabelecem os !º e 2º marcos regulatórios .Em dezembro de 2007 a SEED passa a ter competência na Regulação e Supervisão em EAD, em janeiro de 2008 se inicia a Supervisão da EAD.
Atualmente, em 2010, há 210 IES credenciadas .Considerando que em 1999 não havia IES formalmente credenciadas para EAD este é um dado muito significativo (KFOURI,2010)
O crescimento da EAD ocorreu (entre outros fatores) no rastro das políticas e programas implementados pelo MEC e seus órgãos complementares .Os Decretos 5622/19dez/2005 regulamentando o art. 80 da LDB, o decreto 5773/09maio/2006 assim como portarias que dispõem sobre aspectos da EAD como o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das Instituições de Ensino Superior.
2.2. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EAD
A cronologia da evolução da EAD no Brasil é compatível com a evolução dos meios de comunicação.
Iniciou-se no século XX (1904) com os primeiros Cursos por Correspondência da Escola Internacional no Rio de Janeiro.
A década de 20/30 contou com a contribuição do Manifesto dos Pioneiros( Anísio Teixeira) fundação da radio Educativa e do Cinema Educativo.
Os anos 30/40 popularizaram os cursos Profissionalizantes por correspondência Monitor e Universal.
...