VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE NOVOS PROJETOS: Técnicas e ferramentas utilizadas para a análise de projetos
Por: eveliinoliveira • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.350 Palavras (10 Páginas) • 549 Visualizações
VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE NOVOS PROJETOS: Técnicas e ferramentas utilizadas para a análise de projetos em novos empreendimentos. ¹
Evelin Oliveira²
Pablo Rebouças³
RESUMO
Este paper tem como objetivo explicitar as técnicas e ferramentas utilizadas para a análise da viabilidade econômico-financeira de novos projetos, onde se iniciará descrevendo sobre projetos e seus conceitos e utilidades para as organizações, o ciclo dos projetos e as suas fases. Por seguinte, falaremos do empreendedor e suas características, e, por fim, como se fazer uma análise de um projeto, para saber se este é viável ou não financeiramente através do uso de alguns indicadores financeiros, como o VPL (Valor Presente Líquido), a TIR (Taxa Interna de Retorno) e o Pay Back.
Palavras-chave: Projetos; Análise; Empreendedorismo; Viabilidade.
1 INTRODUÇÃO
O mundo vem sofrendo constantemente mudanças ao longo de anos no seu modo de vida, nos costumes, nas crenças, nos valores. Tais mudanças vieram com uma velocidade espantosa e com elas uma série de opções que podem explicá-las. Uma dessas mudanças está relacionada ao mundo dos negócios e às formas que ele está sendo conduzido. Empreendedores, microempresas, empresas de pequeno porte, obtiveram um olhar especial.
Porém, é certo que com a evolução dos mais fortes aos mais fracos, todos terão que se adaptarem a este novo contexto de mudanças, muitas vezes de forma desigual. E muitos que não acompanharam essa evolução, acreditando que o mercado nunca mudaria perderão muitas oportunidades.
1 Paper apresentado à disciplina Contabilidade Geral, da UNDB.
2 Aluna do 7° Período, do Curso de Administração, da UNDB.
3 Professor Mestre, orientador.
Muitas vezes, essas oportunidades não chegam a tempo hábil, provocando a angústia e até o desespero da espera por novos caminhos.
A primeira opção que surge na maioria desses casos é a de montar o próprio negócio. É comum encontrar pessoas que entraram nesse ramo sem ter conhecimento algum na área que pretendem atuar, não são feitas pesquisas de mercado para constatar se o negócio em questão terá aceitação do público, ou planos de negócio para evitar contingências vindas de todos os lados.
Para evitar o fracasso de novos empreendimentos, muitas organizações se utilizam dos projetos, onde se identificam os eventuais problemas, definindo assim quais objetos ele terá para sua solução. Além disso, os projetos permitem que se saiba antes de abrir um novo empreendimento, se este será viável economicamente ou não.
Para a análise da viabilidade econômico-financeira de novos projetos são utilizadas ferramentas chamadas de indicadores econômicos, que permitem saber em quanto tempo teremos o retorno do investimento e quanto se vai investir.
E é partindo dessa ideia que este paper apresentará ao decorrer do seu desenvolvimento o que são projetos e como fazer a sua análise econômico-financeira para se atingir o sucesso do projeto realizado.
2 O que são projetos?
Para se entender o porquê da realização de um projeto ser de fundamental importância para uma empresa deve-se saber com clareza o que é um projeto.
“Projeto (do inglês Project) é um esforço temporário, levado a efeito para criar um produto, serviço ou resultado único.” (PMBOK – PMI: Project Management Institute, 2008, p. 9)
Segundo PRADO (2004, p. 11), no Brasil usam-se também, diversos significados de projetos em determinados ambientes, os seguintes termos:
• Empreendimentos: como sinônimo de projeto.
• Investimentos: em ambiente de fabricas, relativamente a projetos internos que necessitam de investimentos e que se transformarão, depois de concluídos, em ativos imobilizados.
• Obras: em ambiente de construtoras, relativamente a projetos para clientes externos, tais como governo.
Existem diversos significados para projetos, porém o que se mais utiliza nas organizações são aqueles projetos com o fim de melhora no desenvolvimento das atividades de uma empresa, ou a criação dela. O projeto de implantação é quando se quer implantar uma nova empresa, o de ampliação para ampliar e o de modernização para modernizar.
Para VALERIANO (2001, p. 92):
“A administração por projetos consiste em identificar problemas da organização como passiveis de serem resolvidos como se fossem projetos, podendo empregar, assim, todas as ferramentas e processos desenvolvidos e de eficiência comprovada em projetos de extrema complexidade. A administração por projetos é aplicada extensivamente em todos os tipos de organizações, inclusive naquelas não voltadas para projetos.”
VARGAS (2005) fala que o gerenciamento de projetos é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa venha a aprimorar diversas habilidades, incluindo conhecimento e capacidades de cada indivíduo, direcionados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminados.
Sendo assim, o gerenciamento de projetos é utilizado em várias áreas, não somente na administração de empresas, mas também na engenharia civil, no marketing, em pesquisas, etc.
3 O ciclo de vida de um projeto
Para a realização de um projeto, existem várias etapas a qual chamamos de ciclo de vida de um projeto, onde o projeto é subdividido em fases de desenvolvimento.
Segundo VARGAS (2005, p. 35), conhecer as fases do ciclo de vida proporciona uma série de benefícios para quaisquer tipos de projetos. Dentre eles, se destacam os seguintes:
- a correta análise do ciclo de vida diz o que foi, ou não, feito pelo projeto;
- o ciclo de vida avalia como o projeto está progredindo até o momento;
- o ciclo de vida permite que seja indicado
...