WORK PAPER - Interdisciplinaridade, Design Thinking e Inovação em Espaços Públicos
Por: anascar • 17/3/2020 • Resenha • 400 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
WORK PAPER - Interdisciplinaridade, design thinking e inovação em espaços públicos: uma experiência didática no Parque Jardim Botânico de Florianópolis.
O objetivo deste work paper é apresentar considerações a respeito do artigo dos autores Maria Collier de Mendonça, Eduardo Trauer, Richard Perassi Luiz de Sousa e Eduardo Moreira da Costa.
O artigo apresenta um modelo de aprendizagem desenvolvido pelos autores, criado para ser utilizado na matéria de Gestão de Mudanças e Consultoria do curso de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina, a ideia partiu de uma necessidade por um método de aprendizagem ativo com o intuito de tirar os alunos da mesmice e coloca-los em um cenário real onde as teorias aprendidas em sala de aula serão coladas em práticas. O objetivo é incentiva os graduandos a pensarem estrategicamente e agirem profissionalmente na gestão de problemas complexos.
Um atrativo que os autores propuseram foi utilizar um espaço público acessível aos alunos e recém-inaugurado, o Parque Jardim Botânico de Florianópolis nele os alunos explorarão as necessidades dos diferentes stakeholders, as potencialidades, problemas e oportunidades.
O modelo seguiu um roteiro de estudos próprio para exploração do parque, baseou-se na abordagem interdisciplinar do design thinking, aplicada à gestão de mudanças em espaços públicos voltada à construção de novos conhecimentos em grupos de trabalho. O roteiro de estudos enfocou duas etapas do design thinking, correspondentes à exploração (1) e ao enquadramento de problemas (2), mas excluiu a etapa final, referente à solução de problemas (3) devido a carga horaria reduzida da matéria.
Os autores criaram um modelo de aprendizagem inovador que atraiu atenção dos alunos que se engajaram com a ideia. Aos gestores do Parque Jardim Botânico o estudo identificou suas oportunidades, problemas e possíveis ações que poderão ser tomadas para a melhoria do parque. O método criando gera inúmeros benefícios aos alunos, ao espaço público e a sociedade, pelo motivo de que o estudo pode ser realizado em outros espaços públicos, pode ser englobado em outras disciplinas, portanto gerando mais conhecimentos aos gestores dos espaços públicos que serão realizados os estudos e trazendo melhorias através desses estudos que refletem nos usuários desses espaços.
REFERÊNCIA
MENDONÇA, Maria C., TRAUER, Eduardo, DE SOUSA, Richard P. L., COSTA, Eduardo M. Interdisciplinaridade, design thinking e inovação em espaços públicos: uma experiência didática no Parque Jardim Botânico de Florianópolis. In: Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento - KMBrasil, 4, 2018, São Paulo, SP. Anais (on-line). Disponível: http://www.kmbrasil.org/2018.html. Acesso em 31/07/2019.
...