A APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE DO PROJETO
Por: Andrei96085077 • 7/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.471 Palavras (6 Páginas) • 149 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS[pic 1]
PROJETO SOCIAL I
[pic 2]
MÓDULO V – TAREFA EM GRUPO – PROJETOS SOCIAIS
ANDREI LUIZ FLORES MENDONÇA
CAROLINE WILLRICH
PRISCILA ARMBRUST
VITOR RAUBER
SÃO LEOPOLDO
2019
- APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE DO PROJETO:
A Instituição proponente do presente projeto – AMIGOS DO BEM – é representada por um grupo de alunos do curso de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que estão cursando a disciplina de Projeto Social I, ministrada pela professora Silvia de Oliveira Polgati, composto pelos seguintes integrantes:
- Andrei Luiz Flores Mendonça – Contato: (51) 99608-5077 – E-mail: andreiluiz96085077@gmail.com
- Caroline Willrich – Contato: (51) 98600-7647 – E-mail: cmwillrich@me.com
- Priscila Armbrust – Contato: (51) 99722-9142 – E-mail: pris_armbrust@yahoo.com.br
- Vitor Rauber – Contato: (51) 98196-8118 – E-mail: vitor200rau@gmail.com
- ANÁLISE DO CONTEXTO E JUSTIFICATIVA
O projeto irá atender às famílias situadas na região do sertão brasileiro, abrangendo todos os estados que pertencem a ele, que são o Ceará, localidades do estado de Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, mesmos locais onde a ONG Amigos do Bem está presente, nessas localidades a água obtida pela chuva, é insuficiente para o abastecimento das famílias em zonas mais crítica, a água que chega, durante alguns meses do ano, somente vem através de caminhões pipa. Deste modo ela é reservada em cisternas ou em balde nas próprias casas, perdendo assim a qualidade de consumo humano.
Dentro do país, o sertão brasileiro é onde mais pessoas são vítimas de problemas ligadas às necessidades básicas humanas, em Alagoas, por exemplo, 83% da população não tem acesso ao saneamento básico e isso impacta diretamente na qualidade da água da população. Outro número assustador é a mortalidade infantil devido à falta dos recursos básicos, que chega a 49 crianças a cada 1.000 no sertão.
Com um olhar sobre essas questões, a importância de água limpa, realmente própria para se beber, é fundamental para a saúde desta população, pois filtrando a água com filtro que retira qualquer impureza, se evita doenças que geram desnutrição, entre outros efeitos negativos se consumido água contaminada. Assim gerando uma qualidade de consumo do bem mais precioso para conservação de vide humana.
- DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS
Objetivo Geral
O projeto social Filtro do Bem é uma iniciativa da atividade acadêmica Projeto Social, dos alunos do curso de Administração da Unisinos e têm como objetivo, complementar as ações de qualidade de vida por consumo de água potável no sertão brasileiro dos projetos da ONG Amigos do Bem. Tem como objetivo geral, arrecadar recursos para obter filtros de água portátil com capacidade de remover 99% de impureza de até 370 mil litros de água, assim levando água limpa para as áreas necessitadas.
Objetivo Específico
- Mostrar as pessoas a real necessidade que os moradores destes locais têm de uso de um filtro para limpar sua água.
- Fazer uma campanha de solicitações de doações de dinheiro ou dos próprios filtros para a distribuição.
- Analisar, a entrega conforme a necessidade e de forma gradual, até chegar ao maior número de famílias possível.
- UNIVERSO DO PROJETO
O presente projeto tem como público alvo, moradores do sertão, de todas as faixas etárias de idade, com remuneração inferior a um salário mínimo por família, com foco de primeiro momento para famílias com gestantes, crianças e idosos, sendo essas as mais vulneráveis a doenças por água consumo baixo, ou impróprio de água.
- ATIVIDADES DO PROJETO
A1) Campanhas de impacto nas redes sociais.
A2) Parceiros de marketing, que se disponibilizem a criar conteúdos com intuito de ajudar, e famosos que divulguem nosso projeto.
B1) Buscar os fabricantes de filtros, e solicitar doações ou reversão de valores de suas vendas, e também desconto na aquisição.
B2) Fazer parcerias com grandes marcas de agua para a reversão de valores de suas vendas.
C1) Junto dos voluntários da ONG, analisar a necessidade de cada família para a entrega do filtro.
C2) Mobilizar as famílias para que ajudem seu vizinho que não tenha ainda o filtro, a limpar a água dele, já que a capacidade de utilização é bastante alta.
- METAS – RESULTADOS ESPERADOS
A1.1) Anúncios virais.
A2.1) Proporção nacional e até mesmo internacional, com divulgação em massa.
B1.1) Mais empresas fornecendo os filtros com intuito de ajudar e não lucrar.
B2.1) Valores em caixa suficiente para compra de 6 filtros por mês.
C1.1) Beneficiar até 560 famílias em um período de 05 anos com seu próprio filtro.
C2.1) Beneficiar até 1.680 família, através do empréstimo do vizinho para purificar sua água, após a entregar da meta de 05 anos.
- SISTEMA DE AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DO PROJETO
Objetivos Específicos: | Atividades (Ações) | Metas/Resultados | Indicadores | Meios de Verificação |
Criar condições para que a população da região do sertão tenha acesso à água limpa para consumo. | Fornecimento de filtros de água, para aquelas famílias com baixa renda e com difícil acesso à água potável para beber.Mobilizando, para que as famílias que receberem o filtro ajudem seu vizinho a poder filtrar sua água antes do consumo. Criar ações nas redes sociais, para adquirir doações de valores ou até mesmo de fornecedores dos filtros. | Entrega de no mínimo 6 filtros por mês durante 5 ano, totalizando em 360 filtros a serem doados. | Número de famílias cadastradas na ONG Amigos do Bem, que precisam ter acesso a água potável. | Análise mensal do relatório de entrega/recebimento pela ONG e valores de doações. Extrato bancário da ONG. Cada entrega, um dos voluntários da ONG deverá tirar fotos para comprovação das entregas nas redes sociais. |
Fomentar junto a ONG e as famílias do Sertão, um novo acesso a água potável. | Realizar contatos com fabricantes de filtros de água e com a própria ONG, para discutir ideias para atrair investidores ou arrecadação de dinheiro. | Realizar reuniões mensais via Skype com a ONG, para monitorar as entregas. | Número de familiares que já receberam a entrega do filtro. | Lista de entrega, onde cada família assina que recebeu o filtro. |
...