A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - OSM
Por: camilaalveez • 2/5/2020 • Dissertação • 387 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - OSM
Quando se trata de Frederick W. Taylor é impossível não saber que tem marco na história e que foi considerado o pai da Administração Científica onde o mesmo desenvolveu métodos para a produção industrial com o objetivo de eliminar os desperdícios, as perdas e elevar a produtividade onde ficou conhecido como o taylorismo. Ele começou a cronometrar o tempo gasto pelo trabalhador de acordo com a atividade que estava executando, onde analisava o tempo e movimento, que para ele o trabalho deveria ser analisado e testado, onde teve grande contribuição o taylorismo na história da administração. O taylorismo tinha como princípios á aplicação de métodos científicos em substituição dos métodos já comum na rotina no trabalho, os operários eram escolhidos de acordo com suas habilidades, distribuição de habilidades e responsabilidades para maior controle e disciplina. A teoria proposta por Taylor sofreu várias criticas, pois ela tratava o homem como parte de uma engrenagem no sistema produtivo, por não levar em conta o lado humano e social do trabalhador. Apesar das críticas as contribuições de Taylor são utilizadas até hoje. Já o Henry Ford, conhecido no mundo como fundador da Ford Motor Company desenvolveu um sistema de produção que reduzia o tempo de fabricação dos automóveis com a mecanização na linha de montagem, onde se produzia mais em menos tempo, o chamado Fordismo. O fordismo tinha como a principal característica a introdução á linha de montagem onde cada operário ficava em um determinado local realizando determinada tarefa enquanto o produto fabricado movia-se pela fábrica, com isso as máquinas elas acabavam determinando o ritmo de trabalho. Onde não era necessário mão-de-obra capacitada, pois o operário precisa apenas está em um determinado ponto da linha de montagem para executar sua tarefa. O seu objetivo era diminuir os custo de produção e baratear o produto final, logo assim poderia vender para o maior número de consumidores com custo acessível. O fordismo se tornou um sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa, e aderida por varia indústrias de vários segmentos.
REFERÊNCIAS
AMORIN, adm. As contribuições de Taylor, Ford e Fayol para a evolução da APO. Administradores.com, 2020. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/as-contribuicoes-de-taylor-ford-e-fayol-para-a-evolucao-da-apo> Acesso em: 22 abril 2020.
Taylor e Fayol. Cola na web, 2020. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/administracao/taylor-e-fayol> Acesso em: 24 abril 2020.
OK, ENVIADA 27/04
...