A Análise de Marketing
Por: elias.jorgebruno • 10/10/2019 • Trabalho acadêmico • 557 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
Faculdade de tecnologia dos Ipês
Alunos: Any Portugal, Bruna Mendes, Fabiane, Juniel Morais, Jessica, Raquel Cristina e Vitor Henrique
Tema: Licor de Hibisco
Cuiabá
2019
Introdução
Licor é uma bebida alcoólica adocicada, caracterizada pela elevada proporção de açúcar misturado a álcool, e aromatizada por essências, frutas, raízes, sementes, ervas, flores, e até cascas de vegetais. Existem muitas maneiras de preparar um licor. As técnicas foram durante muitos anos formuladas artesanalmente, até hoje em dia serem produzidas também em escala industrial. Dentro desse contexto, a licores Cuiabá pensou em desenvolver uma inovação no setor de licores, criando o licor de Hibisco.
Desenvolvimento
A empresa Licores Cuiabá tem como objetivo desenvolver um diferencial nos setores de licores pensando juntamente ao bem-estar do consumidor final, diante disso, foi desenvolvido o licor de Hibisco, que possui fontes de vitaminas, minerais e proteínas, gerando benefícios como a perca de peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, redução da pressão arterial, melhorando a função intestinal, entre diversos outros benefícios. O licor de Hibisco contém os seguintes ingredientes:
- Flor de Hibisco
- Álcool de Cereal
- Cachaça Jamel
- Açúcar
- Agua
Tendo o modo de se fazer:
A flor de Hibisco juntamente ao álcool de cereal é curtida dentro de um prazo de três meses, resultando na essência em que é atribuída ao licor. Feito isso, é fermentado um litro de agua, com um quilo de açúcar, após obter a consistência, deixe esfriar, misturando então a essência curtida da flor de Hibisco, sendo assim finalizado o processo de produção, podendo-se ser consumido.
O processe de manufatura utilizado na produção do nosso licor, é a manufatura Enxuta e de Just in Time, sendo produzido somente a quantidade adequada para fornecer, no período certo. O público almejado, são os festeiros de festa de santo, e os devotos em novenas. Para auxiliar nesse processo foram desenvolvidos métodos para a produção com os auxílios do MPS (Plano Mestre de Produção) e MRP (Planejamento de necessidade de Materiais), sendo o MPS para obtermos os itens necessários para essa produção e quando poderemos produzir, e o MRP para a programação de toda demanda a ser produzida.
Métodos esses que foram essências no processo de manufatura, onde foi estabelecido a quantidade certas, produtos necessários, maquinas adequadas, o controle e divisão de trabalhos por etapas de cada funcionário.
Considerando-se portando, dentro desse cenário, que a elaboração de licores, na qualidade do produto final depende não só de matérias primas empregadas, mas também do processo de separação, de produção.
CONCLUSÃO
A elaboração do licor de hibisco é viável e pode ser aplicada industrialmente e com maior viabilidade. Conforme citado, a produção do licor de hibisco foi escolhido justamente pensando também nos benefícios que a flor apresenta, feitos no sentido de melhorar as qualidades físicas.
...