A Aventura do Pudim de Natal
Por: sugarlucas • 21/5/2017 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
CIDADE UNIVERSITÁRIA DOM DELGADO
HOTELARIA
SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO
DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA (DESP)
GUILHERME LISBOA FROTA
JOÃO FELIPE FERREIRA SALIM ROSA
LORENA BATISTA SILVA
LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS
RAFAEL SANTOS NUNES
WILTON FERREIRA LISBOA JUNIOR
MAPA DE RISCO
SÃO LUÍS (MA)
2016
GUILHERME LISBOA FROTA
JOÃO FELIPE FERREIRA SALIM ROSA
LORENA BATISTA SILVA
LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS
RAFAEL SANTOS NUNES
WILTON FERREIRA LISBOA JUNIOR
MAPA DE RISCO
[pic 1]
SÃO LUÍS (MA)
2016
APRESENTAÇÃO
Para a elaboração do Mapa de Risco, foi aplicado as exigências da confecção de Mapas de Riscos, com um estudo dos grupos de riscos ocupacionais; das circunferências de indicações grande, média e/ou pequena; além do estudo de número de funcionários do local que se encontravam expostos ao riscos ocupacionais; e a identificação dos agentes envolvidos.
Com base na construção de um edifício que se encontrava na sua primeira etapa de desenvoltura, o Edifício Essenza, da Alfa Engenharia, arquitetado por Flávio Salomão.
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
AGENTES ENCONTRADOS:
- Homer: Contém dois funcionários nesse setor, um segurança e um recepcionista, o segurança passa 6 horas em pé, o recepcionista atende diariamente ligações de interessados no imóvel. Em uma pequena sala com ar condicionado. Agentes – Monotonia e repetitividade, além de exigência de postura inadequada (Risco Ergonômico); ruídos (Risco Físico).
- Armazenamento de materiais simples: Todos os funcionários do setor de construção de base utilizam o armazenamento, um local a céu aberto, limitado por tela de proteção, contendo vigas, escadas, tijolos e madeiras mal armazenadas, além de três caixas d`água, onde uma fica aberta. Agentes – Armazenamento inadequado, arranjo físico inadequado e eletricidade (Risco Mecânico); levantamento de peso (Risco Ergonômico); vírus e parasitas (Risco Biológico).
- Corredores: São dois funcionários que dirigem a retroescavadeira e o rolo compressor, com algumas partes estreitas á umas mais longas, ao longo desses corredores há montes de barro e algumas madeiras empilhadas de pé, como sustento dos montes. Agentes – Poeira (Risco Químico); outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes, como desmoronamento (Risco Mecânico).
- Alicerce I: Três funcionários mantém a construção do alicerce de extremidade. Ao redor dessa base há buracos de alta profundidade, onde as beiradas da base não são fixas. Sobre essa base, os trabalhadores utilizam madeiras, concreto e tijolos. Agentes – Armazenamento inadequado, outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes, como queda (Risco Mecânico).
- Alicerce II: Nove funcionários mantém a construção da segunda base, local de cerca de 4 metros de profundidade, há madeiras mal empilhadas, ferros e destroços jogados sobre a passagem, sendo estas passagens curtas. Agentes – Levantamento e transporte manual de peso (Risco Ergonômico); poeira (Risco Químico); outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes, como desmoronamento, arranjo físico inadequado (Risco Mecânico); ruídos e vibrações (Risco Físico).
- Galpões: Nos galpões ficam as coisas pessoais dos trabalhadores, além de ser o local de almoço e onde ficam os equipamentos de proteção individual e extintores de incêndio. É um local que fica ao lado da mata ainda de pé que cerca a construção. Agentes – Animais peçonhentos (Risco Mecânico).
- Despejo: É o local que fica atrás da obra, onde é despejado todo o barro escavado, em grandes montes, apenas os funcionários que dirigem a retroescavadeira é que faz o despejo, sendo eles, dois. Agentes – Outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes, como desmoronamento (Risco Mecânico).
NOTA: HÁ USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL RIGOROSAMENTE, ALÉM DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO.
...