A CADEIA DE SUPRIMENTO
Por: erica.amboni • 25/8/2017 • Exam • 1.551 Palavras (7 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Gestão da Cadeia de Suprimentos
Curso: Logística
Nome do aluno: Érica Costa Amboni
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
O atendimento dos pedidos dos clientes tem se tornado uma operação cada vez mais crítica dentro da Cadeia de Suprimentos. Segundo nosso Livro texto (p. 99), “os clientes têm exigido cada vem mais um nível de serviço elevado visando a garantias com relação à entrega dos produtos solicitados, na data e quantidade requeridas, dentro dos padrões e das especificações requeridas, isentos de problemas e com um nível de serviço adequado.”
Estas exigências dos clientes têm refletido na busca do aprimoramento das operações em fábricas e centros de distribuição, onde o pedido é processado e expedido para o cliente, de acordo com as regras de negócio e demais especificações.
A ajuda tem chegado com a disponibilidade cada vez maior de sistemas de informação e automação, que auxiliam desde recepção do Pedido até a sua Expedição, passando pelo aprovisionamento de matérias primas, estoques, programação da separação e embarques.
Basicamente três tipos de softwares são utilizados (não necessariamente todos) nas operações de atendimento de pedidos:
- WMS: Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém.
- TMS: Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transportes.
- DRP: DistributionRequeriments Planning ou Planejamento dos Recursos de Distribuição.
“O novo WMS possibilitou uma melhor gestão de todos SKU´s e otimizou o processo de picking, garantindo o lead time de atendimento para distribuidores e revendedores.
Resultados:
- Redução anual dos custos de R$ 568.000,00;
- Redução do quadro de funcionários na ordem de 40%;
- Aumento da produtividade de 38%;
- Garantia de atendimento do lead time de entrega.”
Fonte:
Com base nesta abordagem, respondas as seguintes questões:
1) Pesquise na Internet, literatura ou mesmo numa empresa, a utilização de pelo menos um destes softwares numa Fábrica e/ou Centro de Distribuição (CD) em suas operações, identificando: (4,0 pontos)
a) Empresa e características do negócio (ramo de atividade, mercado que atende etc.).
Resposta: LOJAS RENNER DO BRASIL, empresa que atua no ramo de Vestuários no varejo por meio de lojas espalhadas em todo território brasileiro.
b) Classifique o(s) tipo(s) de processo(s) em que ela atua (Suprimento, Produção ou Distribuição) na Cadeia de Suprimentos.
Resposta:Na Cadeia de Suprimentos atua no Gerenciamento de Armazenagem e distribuição.
c) Tipo e nome do software e a empresa que disponibiliza (ou se é desenvolvimento próprio).
Resposta: OtimisSupply Chain Intelligence, software WMS da HighJump que atende o Gerenciamento de Armazéns, centros de distribuições e mão de obra.
d) Resultados obtidos (na ótica de uma empresa que usa) com a implantação deste software.
Resposta: O software permite que estas empresas tenham condições de criar seus próprios processos e fluxos de trabalho, de forma a atender suas necessidades específicas.
Além do mais, o software permite controlar a liberação das tarefas para o CD, balanceando a carga de trabalho e criando flexibilidade para administrar mudanças de última hora.
SÍNTESE CASO RENNER:
LOJAS RENNER
No ano de 2012 ocorreu a implantação do sistema WMS HIGHJUMP em uma unidade de distribuição localizada no Rio de Janeiro como estratégia de crescimento da empresa, esta que conta com mais de 290 lojas em todo Brasil e sede administrativa em Porto Alegre/RS.
As lojas Renner contam com renome dentro das maiores redes de lojas de departamento de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo e constante expansão.
A referida rede possui uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para o encantamento do cliente perante suas expectativas em relação à empresa. Assim, em 1996, a Renner criou o Encantômetro, um painel eletrônico localizado na saída da loja, para monitorar a qualidade do atendimento oferecido pelos colaboradores, à percepção e o grau de encantamento do cliente.
Inaugurado no segundo semestre de 2012, o CD das lojas Renner é gerenciado pelo WMS Highjump. Com 40.700m², o CD teve a missão de suportar o crescimento planejado da empresa.
Segundo Vagner Alves Rosa, executivo de TI das Lojas Renner, o desafio proposto pela empresa fora de ser modelo de referência em movimentação de materiais no ramo de roupas e acessórios na América Latina, fazendo da excelência operacional logística em sua Cadeia de Suprimentos a plataforma para o crescimento agressivo. Por isto, que a empresa optou pelo sistema WMS, executada pela equipe da Otimis em conjunto com a equipe da Renner.
Além disso, a Renner selecionou um sistema de classe mundial como o highjump para gerenciar as operações automatizadas dos novos CDs, atingindo assim, um grau de automação inédito no Brasil para o ramo de roupas e acessórios.
Portanto, uma logística eficaz e eficiente aliado ao sistema de TI como, por exemplo, o WMS faz com que a Lojas Renner consiga atingir ainda mais o crescimento operacional planejado.
Observação: geralmente disponíveis como “cases”.Nas respostas deverão ser apresentadas as fontes pesquisadas.
...