A CADEIA DE SUPRIMENTOS
Por: Katarine Manzano • 17/9/2018 • Projeto de pesquisa • 414 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
1. Desenvolva o Fluxo da Cadeia de Suprimentos de um produto da sua empresa, informando o processo desde a Materia Prima até o cliente final. Abordando os três subsistemas da Cadeia de Suprimentos: Logistica de Abastecimento, Logistica de Produção e Logistica de Distribuição.
Carne Bovina – Mercado Brasileiro
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina mundial, o que que contribui muito para o PIB agropecuario e para o balanço comercial nacional.
Abaixo temos um fluxograma de uma dar maior empresas produtoras de carne em nosso país, a Minerva SA.
Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032014000400008
Dentro desta imagem conseguimos vizualizar detalhadamente o fluxo da Materia Prima, de onde vem, aonde é manipulada e aonde é comercializada.
Atualmente, o mercado brasileiro possui uma otima variedade em relação a qualidade da carne produzida, dentre elas temos de levar em consideração:
- Raça dos bois;
- Genero, a carne de macho é mais macia do que a carne da femea, o que faz com que a carne do boi seja mais procurada quando o quesito é qualidade;
- Local da criação, gados do Sul do pais é considerada a melhor carne;
- Idade do abate, novilhos jovens são considerados cortes gourmets.
- Forma de abate: Pistola Pneumática, Atordoamento Elétrico, Choques Na Cabeça, Golpes De Marreta, Abate Ritual.
Após a escolha do gado e para qual finalidade ele seguirá (seja para um cliente especifico ou para o varejo), devemos avaliar o transporte, no Brasil nossas carnes são transportadas pelo modo rodoviario, com caminhões exclusivos proprios para meradoria, afinal estamos falando de um alimento perecivel que necessita cuidados na produção, na manipulação e em seu transporte.
Os caminhões devem ser refrigerados, o que gera um custo maior que acaba afetando o valor do produto final.
Após o transporte do boi já abatido, o boi é desmontado, assim sendo separado os cortes, os mais conhecidos são: Contra File, Picanha, Maminha, Fraldinha, entre outros. Logo após o corte realidade a carne deve ser embalada a vacuo, afim de não perder as propriedades da mesma, assim mantendo a qualidade até a chegada ao consumidor final.
Assim que a carne já esta embalada a mesma segue para os pontoa de deistribuição, seja ela os varejos ou atacados, a mesma continua sendo transportada do inicio ao fim (ponto de vendas) pela mesma forma, sempre sendo refrigerada.
Podemos concluir que o processo para a carne bovina é bem simples, mas caso tenha falha em algum processo poderemos ter um grave problema, afinal estamos falando de alimentos, qualquer erro, poderá ser fatal para a qualidade do produto final.
...