A CULTURA NACIONAL E AS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS: COMPARATIVO ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS
Por: Sallomão Bellato • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
ALUNO:
SALLOMAO MARTINS BELLATO – RA1650504
ANÁLISE DO TRABALHO DE TEIXEIRA, VABO E COSTA (2015) INTITULADO “A CULTURA NACIONAL E AS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS: COMPARATIVO ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS”
POLO
ARAÇATUBA – SP
2016
INTRODUÇÃO
Existem quatro categorias de negociadores e elas são: Catalisador, Apoiador, Controlador e Analítico, e suas características serão descritas abaixo.
CATALISADOR
É aquele negociador que como o próprio nome diz, atrai a negociação para si. Em sua forma de negociar ele é sempre muito criativo, sempre indagando e perguntando a respeito de todo o processo, pode até se dizer curioso. É reconhecido pela apresentação de grandes ideias e projetos; e apesar de ser considerado superficial em suas decisões, normalmente é muito empreendedor.
APOIADOR
O negociador apoiador gera um clima mais favorável para a negociação. Não gosta de conflitos, antes prefere trabalhar em grupo, tende a construir laços de amizade. É pré-disposto em suas ações, busca a harmonia e a aceitação deixando de lado, as vezes, os resultados para buscar aceitação da outra parte.
CONTROLADOR
Este é muito objetivo, preocupa-se com a obtenção de metas, organização, e a redução de custos. Toma decisões rapidamente, e as vezes, devido a suas características, acaba sendo visto como insensível e prepotente.
ANALÍTICO
Antes de iniciar qualquer transação o negociador analítico inteira-se dos detalhes de cada projeto, para que possa obter o máximo de informações possíveis. É muito questionador, prefere trabalhar com o máximo de segurança e certeza possíveis. Planeja todas as ações a fim de obter uma negociação segura. Devido a suas características, pode ser visto como perfeccionista, detalhista em excesso e procrastinador.
CONCLUSÃO
Após a análise de cada uma das quatro categorias e estilos diferentes de negociador pude concluir que não existe em geral, uma categoria que pode ser chamada de correta, o que existe é uma categoria que melhor pode se adequar a uma determinada situação ou negociação, haja em vista que nenhuma negociação é igual a outra, não poderíamos assim dizer que apenas uma das classes seria a correta. Não poderíamos comparar por exemplo, vendedores de sapatos com vendedores de imóveis, sendo que atuam em situações e ambientes diferentes, tendo clientes que buscam objetivos distintos.
Não existe categoria correta, mas existe sim uma que em determinada situação pode ser mais eficiente que outra.
...