A Capa Modelo
Por: jose.augusto • 15/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.790 Palavras (12 Páginas) • 279 Visualizações
RESUMO
O presente artigo abrange a utilização das redes sociais como ferramenta para manter uma relação entre consumidor e principalmente captar alunos que é o público alvo. As pessoas utilizam as redes sociais para se socializarem com familiares, colegas de trabalho e escola, e para conhecer outras pessoas. A utilização das redes aproxima pessoas e proporciona informações para todos os indivíduos. Os usuários de redes sociais demonstram mudanças de comportamento em decorrencia à absorção de informações fornecidas pelo ambiente virtual influenciando na vida pessoal e social. Para tanto, são apresentados os conceitos de redes sociais e suas aplicações na educação. Portanto no primeiro momento, foi realizada uma pesquisa sobre como e quais métodos eram utilizados antes da implantação da ferramenta “Facebook” e após a implantação quais resultados foram agregados. Em seguida os dados foram construídos com base na experiência do seu uso em uma instituição de ensino do norte do Paraná.
Palavras chave: Redes sociais, alunos, educação, Facebook.
INTRODUÇÃO
Mídias sociais e redes sociais são semelhantes, porém possuem características diferentes. As redes sociais são utilizadas para a comunicação entre pessoas e grupos.
Já a mídia social se refere ao meio social utilizado para se comunicar, dispondo de ferramentas que facilitam o contato entre seus usuários.
As mídias sociais são utilizadas para diversas finalidades, contatos profissionais, amizades, relacionamentos amorosos, pesquisas, tutorias, entretenimento, entre outros.
As mídias e redes sociais são temas bastante abordados, mas pouco discutido. Segundo Recuero (2011, p.01) “mídia social é aquela ferramenta de comunicaçãoque permite a emergência das redes sociais”. Para a autora é necessário mudar o sentido da utlização das midias sociais, para que as pessoas possam emitir e receber informação de outras pessoas. Dessa forma, para a autora:
Mídia social, assim, é social porque permite a apropriação para a sociabilidade, a partir da construção do espaço social e da interação com outros atores. Ela é diferente porque permite essas ações de forma individual e numa escala enorme. Ela é diretamente relacionada à Internet por conta da expressiva mudança que a rede proporcionou. (RECUERO, 2011, p. 01).
É possível classificar as redes sociais em um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais). [...]A abordagem de rede tem, assim, seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores sociais e nem suas conexões”. Isso significa, segundo Donath (apud RECUERO, 2009), que é fundamental perceber o outro para que haja a interação social. No ciberespaço é necessário ser ‘visto’ para existir afirma Recuero (2009) e por causa da ausência de informações, que normalmente existem na comunicação realizada pessoalmente,
as pessoas são julgadas e percebidas por suas palavras. Essas palavras, constituídas como expressões de alguém, legitimadas pelos grupos sociais, constroem as percepções que os indivíduos têm dos atores sociais. É preciso assim colocar rostos, informações que gerem individualidade e empatia, na informação geralmente anônima do ciberespaço. Este requisito é fundamental para que a comunicação possa ser estruturada. (DONATH apud RECUERO, 2009, p. 27).
Existem diversos benefícios ao se utilizar as redes sociais para interação seja individual ou em grupo devido à liberdade de expressão, e também pelo fato do usuário estar por tras de uma tela se torna mais facil se expressar sem se sentir intimidado.
Com o intuito de divulgar marcas e empresas, atualmente as mídias sociais estão sendo utilizadas como ferramenta para publicar e lançar produtos, campanhas, direcionadas para seu publico alvo selecionado através de perfis, faixa etária, assuntos relativos entre outros critérios.
Apesar de muito utilizado por seus usuários, as empresas estão implantando as mídias como ferramenta de divulgação de seus produtos e serviços, utilizando a melhor forma de exploraçãodas mídias sociais de maneira que contribua para o fortalecimentoda marca e no alcance de mais clientes.
A realidade do mercado virtual atualmente transmite facilidade e acessibilidade aos consumidores, aumentando consideravelmente os lucros das empresas que exploram esse mercado como ferramenta de vendas.
O estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (IBRAMERC) (2010), constatou que a imagem e reputação da empresa nas redes socias, influenciam consideravelmente suas vendas. Sendo ssim as empresas que utilizam de forma errada as midias socias, geram uma imagem negativa na visão de seu publico alvo.
O comportamento dos consumidores estão sendo observados, podendo constatar que de diversas formas os usúarios podem influenciar as vendas, atraves de opinioes expostas por consumidores que adquirem produtos ou serviços, na maioria das vezes de modo voluntário que gera confiança aos demais usuários da rede.
Com a mudança de comportamento do consumidor virtual, sites de reclamações conquistaram espaço, sendo utilizados por consumidores insatisfeitos com produtos ou serviços que de alguma forma se sentiram lesados. Este tipo de site mais conhecido no Brasil é o “Reclame Aqui”, pioneiro no pais, possuem mais registros de reclamaçoes que o Procon. Além de buscar solucionar problemas causados ao consumidor, estes sites também são utilizados como fontes de pesquisas para informar sobre produtos ou até mesmo identificar a postura da empresa em relação aos registros de reclamações.
A utilização das redes sociais se tornou um grande aliado as empresas, entre os benefícios encontrados, podemos citar a aproximação entre a empresa e seu cliente, conhecer e receber sugestões ou opiniões sobre um produto ou serviço, enfim manter contato e criar um laço de fidelidade entre a empresa e o consumidor.
A nova geração consumidora está substituindo o e-mail pelas redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea por se tratar de ferramentas mais rápidas e informais.
Porém é importante manter cautela ao utilizar as redes sociais por se tratar de alvo vulneravel podendo ser manipulado e até denegrir e imagem da empresa.
Não existe manual de como a empresa deve utilizar as midias, porém ter uma equipe especializada e exclusiva dependendo do tamanho da empresa, se faz necessário para atender as necessidades da função. Também é possível encontrar prestadores de
...