A Cartona
Por: Tiago Ane • 23/4/2015 • Monografia • 482 Palavras (2 Páginas) • 1.065 Visualizações
ETICA, POLITICA E SOCIEDADE
A empresa Cartona dirigida há 30 anos por Ricardo Augusto Monegaglia, um homem inteligente, honesto com caráter e integro, onde reconhecia o trabalho de cada um de seus funcionários.
Tinha três filhos: Rodrigo, formado em Marketing e Administração, o mesmo também era especializado em finanças. Rodolpho, formado apenas em Administração e Ricardo também formado em Administração.
Sr. Ricardo Monegaglia, pensando em preparar os filhos para futuramente assumir o cargo do pai, preferiu que os filhos trabalhassem fora, em outras empresas, mas não na Cartona. Com objetivo de mostrar aos filhos o papel de subordinados e não chefes. Achava fundamental para o crescimento e a preparação dos filhos que vivenciassem primeiramente a experiência de serem comandados para depois comandar.
Este papel foi muito importante para os filhos, pois Ricardo Monegaglia veio a falecer em fevereiro de 1997, fazendo com que seus filhos assumissem do dia para a noite o papel de Administradores da Cartona.
Ricardo com apenas 28 anos assumiu o cargo de Diretor Industrial e de Compras da Cartona. Rodolpho aos seus 27 anos Diretor de Marketing Comercial e Rodrigo aos 26 anos tornou-se Diretor Financeiro e Administrativo da empresa.
Os irmãos Monegaglia se adequaram a Gestão Compartilhada para a administração da empresa. Esse é um método considerado o mais moderno que existe, no qual não é uma tarefa muito fácil, pois exige propostas de mais de uma pessoa para administrar.
Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da Cartona foi a Gestão Compartilhada, outro fator importante foi a confiança que um depositou no outro. Não houve conflitos, pois havia muita compreensão e cooperação de ambos os lados. Seu pai havia ensinado bons princípios de cidadãos, união, o respeito, e a humanidade, deixando claras a flexibilidade e a comunicação como pontos chaves. Assim os irmãos Monegaglia adotaram como estratégias para o progresso da empresa estes valores.
Não foi uma tarefa fácil, mas obtiveram sucesso com o que aprendera, com o pai. Eles permitiram que seus funcionários participassem e expressassem trazendo seus conhecimentos e experiências. Os irmãos também adotaram um modo: “Se fosse preciso dar duro na produção, os irmãos iriam”, pois mostrariam aos seus funcionários, que se precisassem colocar a mão na massa, eles colocariam.
Essas foram as estratégias usadas pela Cartona: união; humildade; compreensão; cooperação; flexibilidade; comunicação, entre outras.
A empresa enfrentou essa grande dificuldade, mas hoje esta bem sucedida e com a administração da terceira geração da família Monegaglia.
É clara a manutenção dos valores da relação da empresa com seus clientes, pois no começo a Cartona tinha produtos com ótimas qualidades, acima da concorrência. Mas o que o cliente procurava era preços reduzidos, mas que não deixasse de perder a qualidade. A Cartona por sua vez ficou logo na frente da concorrência em questão a valor/qualidade.
Assim adotaram a estratégia “Trocar o espelho pela janela”. Que tinha como objetivo colocar o foco no que o cliente exigia. E ate então este processo é aplicado na Cartona.
...