A Ciência Política
Por: Gabriel de Almeida • 1/9/2021 • Trabalho acadêmico • 621 Palavras (3 Páginas) • 95 Visualizações
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Curso de Administração Pública
Disciplina: Ciência Política
Nome do Aluno: Gabriel de Almeida Santos Arantes Pereira
Polo: Volta Redonda
Matricula: 18213110036
Questões da Atividade Avaliativa 1
- Quais são os tipos de poder existentes para Aristóteles e como são definidos.
- Quais são as formas de governo para Aristóteles e o que as caracteriza.
- Quais poderes constituem a tipologia moderna das formas de poder, segundo Norberto Bobbio, e como podem ser definidos.
- Qual a relação entre Estado e poder político.
Aristóteles divide o poder em três formas baseado em quem exerce o poder e quem é favorecido. A primeira forma de poder, segundo ele, é o Poder paterno, cujo o pai exerce a fim de beneficiar não a si mesmo, mas ao filho. A segunda forma é o Poder despótico, que podemos ver no poder exercido pelo senhor ao seu próprio interesse. E por fim, o Poder político, exercido pelo governante com o intuito de satisfazer os interesses tanto dos próprios governantes quanto dos governados.
As formas de governo para Aristóteles se classificam pela quantidade de pessoas que exercem o poder. Caso seja somente uma pessoa exercendo uma boa forma de poder, Aristóteles a classifica como Monarquia enquanto que se for uma forma degenerada de governo seria uma Tirania. Poucos governantes exercendo um bom governo é chamado de Aristocracia enquanto que um mau governo se classifica como Oligarquia. E por fim, uma boa forma de governo exercida por muitos é a Politeia e sua forma degenerada é a Democracia. De acordo com Ricardo Corrêa Coelho, Democracia possuía um significado muito diferente do que é atribuído nos dias atuais, pois era considerado um abuso de poder exercido pela maioria sobre a minoria, uma tirania. Nos dias atuais possui um significado positivo e representa um governo com muitos governantes que respeita os direitos das minorias.
Norberto Bobbio baseou-se em Max Weber para dividir o poder em três tipos estabelecendo assim a tipologia moderna das formas de poder. São elas: O poder econômico, ideológico e político. O primeiro tipo de poder citado se refere a posse de bens considerados valiosos e quem os possuem possam exercer algum tipo de poder sobre aqueles que não possuem tais bens. Os desfavorecidos, por tanto, são submetidos a certos comportamentos ou trabalhos.
O poder ideológico diz sobre a influência que pessoas revestidas de autoridade exerce sobre os comandados. Essas pessoas influentes formulam ideias e tem como apoio os meios pelos quais as ideias são transmitidas, tudo para que os comandados só tenham a opção de entender isso como verdade. E por fim, temos o poder político, que é imposto através da força física e armas no geral.
Portanto, após ver a classificação de poder político segundo Norberto Bobbio, o estado exerce tal poder quando obriga os governados a pagar imposto, cumprir as leis e em caso de guerra, matar ou morrer pelo país. Caso o indivíduo não cumpra tais imposições pode sofrer consequências. Por exemplo, caso não pague impostos, pode ir preso ou ter seus bens confiscados. Se o problema for o não cumprimento das leis, cabe ao estado exercer a penalidade de acordo com a legislação do país.
O que caracteriza o estado e o poder político, é que o estado é investido para exercer tal poder e, portanto, é legitimo exercer da força física contra os indivíduos da sociedade, quando se faça necessário. O estado se diferencia de organizações armadas quanto ao uso da força física, porque tal uso só é legitimo somente ao estado. Dessa forma, faz se necessário consentimento dos membros da sociedade para o uso da força por parte dos governantes para que assim exista uma sociedade civilizada e justa.
...