A Cultura Organizacional
Por: Renata Kozanda • 17/7/2019 • Projeto de pesquisa • 312 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
Qual foi a intervenção realizada:
Bom vou comentar sobre uma intervenção cultural que venho realizando em minha atuação como supervisora de setor a pouco mais de um ano. A empresa possui uma cultura mais fechada onde os líderes praticamente não conversavam com seus funcionários, um por favor e com licença ou um mero Bom dia era muito raro de se ouvir nos setores aqui da empresa, entrar na sala do chefe? Nem pensar! Era basicamente utilizada a lei: Eu mando você obedece!
Procurei trazer uma nova cultura para esse setor que assumi, uma gestão mais aberta, um Bom Dia sempre sorrindo, treinamentos com dinâmicas, cafés mensais com biscoitos e troca de ideias, conhecer mais a fundo a vida dos funcionários me inserindo em rotinas operacionais.
Como as pessoas que participaram reagiram:
No início as pessoas estranharam e muito, funcionários que vem de outros setores ficam maravilhados com o jeito de trabalhar, nenhum deles sequer cogita a hipótese de trocar de setor. O próprio diretor da empresa comentou que no setor é muito gostoso vir pois aqui as pessoas trabalham com gosto, trabalham sorrindo. É muito raro termos faltas por motivos não justificados.
O comportamento testado foi adotado pela equipe:
Sim e muito. A equipe trabalha mais unida, os conflitos são resolvidos com uma boa conversa e o bom dia sorrindo entre todos nunca falta.
Como você se sentiu realizando a intervenção; e, é possível realizar outras intervenções na cultura organizacional que propiciem a melhoria do ambiente de trabalho e no desempenho da equipe?
Me sinto realizada. Ao ouvir os elogios que vem de pessoas de fora do setor e dos próprios funcionários que aqui trabalham sinto que estamos no caminho certo. Claro que o trabalho nunca pode parar ainda quero implantar a caixa de sugestões e um projeto solidário para que possamos levar o bem para outras pessoas através de campanhas realizadas pelos próprios funcionários.
Acadêmica: Renata Kozanda
...